Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Europa cria estratégia para aumentar peso de hidrogênio verde

07/07/2020 - 15:06
União Europeia
A Comissão Europeia tem previsão de publicar o plano na quarta-feira (Imagem: Pixabay)

A Europa deve apresentar uma estratégia para aumentar a produção de hidrogênio e reduzir custos com o objetivo de revigorar um setor que pode ajudar a região a se tornar neutra em carbono até 2050.

O mercado para a tecnologia tem potencial de crescimento para 140 bilhões de euros (US$ 157 bilhões) até 2030, criar milhares de empregos e quase eliminar as emissões da indústria e dos transportes. A Comissão Europeia tem previsão de publicar o plano na quarta-feira.

“A Europa precisa de investimentos para se recuperar da pandemia de coronavírus e precisa de investimentos para se tornar neutra em termos de clima”, disse Kadri Simson, comissária de Energia da UE. “O hidrogênio limpo é um nexo onde essas duas necessidades se sobrepõem.”

A presidente da Comissão Europeia, Ursula Von Der Leyen, quer que a UE apoie seu plano de resgate econômico em torno do chamado Green Deal, que visa uma meta mais rígida de redução de emissões até 2030 e zerar os gases de efeito estufa até 2050.

Líderes de governos europeus devem realizar uma segunda rodada de negociações sobre o pacote de recuperação em nos dias 17 e 18 de julho, em Bruxelas.

Atualmente, o hidrogênio é responsável por menos de 1% do consumo de energia da Europa e é usado principalmente como matéria-prima no setor químico.

A expansão da tecnologia não apenas ajudaria grandes usuários de energia, aviação, transporte ou caminhões a reduzirem sua poluição, mas também poderia oferecer uma solução para armazenar energia gerada a partir de fontes de energia renováveis intermitentes.

Para a UE, o hidrogênio verde é prioridade. É gerado a partir de energia renovável, mas está longe da escala necessária para a indústria.

O hidrogênio azul, feito de gás natural com as emissões de carbono enterradas no solo, é um passo à frente em termos de desenvolvimento e terá um papel de transição na estratégia.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Rafael Borges - 07/07/2020 - 15:06