Mercados

Europa: Exportações, Brexit e PMI’s dão fôlego para novo rali

03 abr 2019, 8:43 - atualizado em 03 abr 2019, 8:44
Mercados europeu em alta após otimismo na Ásia e PMI da zona do euro acima do esperado

Por Geoffrey Smith/Investing.com 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os mercados de ações da Europa estão subindo, uma vez que as pesquisas do setor de serviços na China e em outros lugares aumentaram as esperanças de que a economia global esteja saindo da desaceleração que começou no final de 2018.

A notícia de um possível avanço no processo Brexit também apoiaram o sentimento, embora o impulso para a libra tenha garantido que o FTSE 100 ficasse atrás de seus pares, ganhando apenas 0,1% a partir das 5h15.

Minério de ferro sobe 5,26% na bolsa de Dalian

A referência Euro Stoxx 600 subia 2,46 pontos, ou 0,6%, para 387,48, enquanto o DAX da Alemanha, sensível às exportações, liderou com um ganho de 1,2%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira as principais notícias dos jornais desta quarta-feira

5 principais notícias do mercado internacional desta quarta; China anima mercados

Os mercados asiáticos se recuperaram durante a noite depois que o Índice dos Gerentes de Compras de Serviços da Caixin subiu para seu nível mais alto em 14 meses. O clima ainda melhorou com uma reportagem do Financial Times sugerindo que um acordo comercial entre os EUA e a China está próximo (embora as fontes do jornal tenham notado que os últimos 10% de qualquer negociação comercial são os mais difíceis).

A grande questão do dia era, portanto, se os PMIs de serviços europeus compensariam as leituras surpreendentes da produção na semana passada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E fizeram isso: o PMI de serviços da zona do euro subiu para 53,3 para 52,7 em março, superando as expectativas de uma leitura inalterada. A melhora foi mais acentuada em Itália, que esteve sob uma nuvem nesta semana depois que a OCDE reduziu sua previsão de crescimento para o ano e emitiu um alerta terrível sobre sua trajetória de dívida. Mas as leituras também melhoraram na Alemanha e na França, mesmo que a esta última não tenha sido suficiente para trazer o PMI composto francês acima da linha 50 que representaria crescimento.

O PMI da zona do euro superou as expectativas, a melhora foi mais acentuada na Itália (Wikimedia Commons)

Os estoques de automóveis e fornecedores sensíveis à China parecem estar obtendo a maior elevação dos dados, com os fornecedores franceses (PA:EPED) e Valeo(PA:VLOF) liderando o CAC 40. Os rivais alemães Hella (DE:HLE) e Continental (DE:CONG) também estão superando as grandes marcas locais de automóveis.

As ações dos bancos – especialmente na Espanha – também estão melhorando, à medida que as perspectivas para a economia se iluminam um pouco. O Santander (MC:SAN) subiu 1,7%, depois de anunciar mais 1,2 bilhão de euros de cortes de custos planejados. O banco está sob pressão para superar uma tentativa frustrada de contratar o diretor de investimentos do banco UBS, Andrea Orcel, como CEO.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar