Internacional

Europa: Vencedores e perdedores depois do leilão de 5G na Alemanha

13 jun 2019, 7:49 - atualizado em 13 jun 2019, 8:00
Deutsche Telekom
O segundo grande leilão de espectro 5G da Europa terminou e só há vencedores a menos que você seja um fabricante de equipamentos de rede  (Imagem: Facebook Oficial)

Por Geoffrey Smith/Investing.com 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O segundo grande leilão de espectro 5G da Europa terminou e só há vencedores – a menos que você seja um fabricante de equipamentos de rede.

No que diz respeito ao mercado de ações, o maior vencedor a sair do leilão da Alemanha, que começou em março, é o novo entrante 1&1 Drillisch (DE:DRIG) e sua matriz, a United Internet (DE :UTDI). Eles subiram 9,1% e 6,6%, respectivamente, após o início do pregão de quinta-feira em Frankfurt, depois que Drillisch conseguiu sair com um grande pedaço de espectro por um relativamente modesto 1,07 bilhão de euros (US$ 1,21 bilhão).

Zona do Euro: Produção industrial cai 0,4% liderada por queda na Alemanha

Eles desistiram de alguns dos ganhos mais tarde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os maiores rivais de Drillisch também estão no verde, embora não tanto.

A Deutsche Telekom (DE:DTEGn), que teve que pagar o maior valor em € 2,17 bilhões, sobe apenas 0,47%, enquanto a Telefonica (MC:TEF) Deutschland (DE:O2Dn) cresce 3,2% e a Vodafone (LON:VOD), que apostou fortemente no mercado alemão com a aquisição dos ativos da Liberty Global (NASDAQ:LBTYA), em queda de 0,72%.

Executivos da Telekom e da Vodafone foram rápidos em reclamar do alto custo do leilão, que para eles representa apenas uma fração dos custos gerais da implantação de serviços 5G. O chefe alemão da Vodafone, Hannes Ametreiter, chamou de “um desastre para a Alemanha”, enquanto o diretor da Telekom, Dirk Woessener, disse que o leilão deixou um “gosto amargo”, reclamando que o dinheiro gasto no leilão é dinheiro que não estará disponível para os gastos na construção de redes.

“O lançamento da rede na Alemanha sofreu um revés significativo”, disse o diretor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Woessener talvez seja culpado de protestar demais. A arrecadação total do leilão de 6,6 bilhões de euros foi quase exatamente o que a Itália levantou em outubro para o seu mercado consideravelmente menor. Isso se deve em parte ao fato de os leilões alemães serem menos competitivos, com apenas quatro participantes importantes. A Vodafone em particular pagou cerca de 30% a mais por seu espectro na Itália do que na Alemanha.

Mesmo assim, o mercado está permitindo um grão de verdade no gemido das transportadoras nesta manhã. As ações com pior desempenho no espaço são as dos construtores de redes Ericsson (ST:ERICb) e Nokia (HE:NOKIA). Eles caíram no início do pregão, apenas se recuperando depois para negociar menos de meio por cento.

Compartilhar

investing@moneytimes.com.br