Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Fast

Even mandou bem, mas Cyrela mandou melhor, diz Credit (só que o mercado não concorda)

21/01/2020 - 16:20
Piscina em condomínio de prédios da Even
Sossego: Even sobe na bolsa, contrariando avaliação do Credit (Imagem: Divulgação/Facebook/Even)

Nem sempre, analistas e investidores concordam. Basta comparar a avaliação do Credit Suisse sobre os resultados operacionais do quarto trimestre, divulgados pela Even (EVEN3) e a Cyrela (CYRE3) na noite de ontem, e o comportamento de suas ações nesta terça-feira (21).

As empresas informaram desempenhos opostos no quarto trimestre. Enquanto a Even apresentou alta de 73,5% nas vendas, entre outubro e dezembro, na comparação com o mesmo período do ano retrasado, a Cyrela recuou 15,4% nos mesmos critérios.

Mas, o Credit Suisse preferiu olhar para outros fatores. O título do relatório já indica quem agradou mais banco: “Cyrela foi ótima; Even foi bem”.

Assinado pelos analistas Luis Stacchini, Eduardo Costa e Vanessa Quiroga, o texto afirma que “no geral, os resultados foram fortes, com ambas companhias exibindo elevados níveis de lançamentos e forte desempenho de vendas de novos projetos.”

Para o Credit Suisse, o desempate se baseia em um critério importante para o setor de construção civil: o de velocidade de vendas. Conhecido como velocidade sobre oferta (VSO), o indicador mede a porcentagem de unidades negociadas, sobre o total em estoque num determinado período.

Desempate

“Os resultados da Cyrela foram mais fortes, em nova opinião, devido à maior velocidade de vendas sobre o estoque (18% versus 11% da Even”, diz o banco. Embora o Credit Suisse observe que os números das incorporadoras reforçam a expectativa de bom desempenho do mercado de imóveis focados na classe média neste ano, sua preferência é pela Cyrela.

Cyrela
Cyrela: velocidade de vendas não impressionou investidores (Imagem: Divulgação/Cyrela)

“Mantemos nosso rating de outperform [desempenho acima da média] para a Cyrela”, afirma o banco. Quanto à Even, os analistas informaram que não podem se manifestar, devido a restrições impostas pelos critérios internos do Credit Suisse.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!

De qualquer modo, o mercado não parece em sintonia com a avaliação do banco sobre as duas empresas. Por volta das 15h48, as ações da Even destacavam-se com uma alta expressiva de 2,27%, sendo negociadas a R$ 18. Já a Cyrela caía 0,71%, para R$ 33,61. No mesmo instante, o Ibovespa recuava 1,23%, para 117.402 pontos.

Veja, a seguir, as íntegras das prévias operacionais da Cyrela e da Even.

Prévia da Cyrela.

Prévia da Even.

Última atualização por Márcio Juliboni - 21/01/2020 - 16:20