AgroTimes

Ex-ministros da Agricultura de Lula, Fávaro perde disputa ao Senado e Teixeira fica como suplente

06 out 2026, 12:36 - atualizado em 06 out 2026, 12:50
agricultura regenerativa agronegócio
(Foto: Simone Padovani/Getty Images)

Ex-ministros da área agrícola do governo Lula 3, de janeiro de 2023 a março deste ano, o senador Carlos Fávaro (PSD-MT) e o deputado federal Paulo Teixeira (PT-SP) não foram reeleitos no pleito deste domingo (4).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fávaro, ex-ministro da Agricultura, disputava a reeleição para o Senado por Mato Grosso. Teixeira, ex-ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, buscava a reeleição como deputado federal, após cinco mandatos consecutivos.

Em Mato Grosso, Fávaro ficou em quarto lugar na disputa ao Senado, com 411.020 votos, equivalente a 11,5% dos votos válidos. O senador tem mandato válido até fevereiro de 2027. No Estado, o ex-governador Mauro Mendes (União) e o deputado federal José Medeiros (PL) foram eleitos para a Casa Alta.

No terceiro mandato do presidente Lula, Fávaro foi responsável pela condução das políticas a agronegócio e pela chamada “reconstrução de pontes” entre o setor e o governo.

Teixeira, que disputava um novo mandato como deputado federal, ficou como suplente da Federação PT/PCdoB/PV com 106.062 votos. O ex-ministro conduziu a retomada das políticas voltadas à agricultura familiar e à reforma agrária na gestão atual, bem como a interlocução com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como mostrou levantamento do Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado, dos 22 ex-ministros do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), 11 foram derrotados nos cargos disputados nas eleições deste ano. Outros 10 foram eleitos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.
Estadão Conteúdo é uma agência de notícias que pertence ao grupo O Estado de S. Paulo e fornece notícias, análises, colunas e cotações, entre outros conteúdos, para veículos de imprensa de todo o Brasil.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar