BusinessTimes

Executivos deixaram empresa para fundar uma startup

02 jun 2022, 13:04 - atualizado em 02 jun 2022, 13:04
Fundos Imobiliários
Os empreendedores da Simple&Co possuem um networking significativo no ecossistema de inovação (Imagem: Unsplash/Mario Gogh)

Nem todo empreendedor de startup é novo no mundo empresarial. Ter tido um passado na vida corporativa é, muitas vezes, uma garantia a mais de sucesso para uma startup. Empreendedores que já estiveram à frente de um negócio com crescimento acelerado possuem uma visão estratégica sobre quais são os passos a seguir para atingir os melhores resultados.

Histórias não faltam de executivos com cargos importantes dentro de empresas gigantes que escolheram trocar a segurança de um cargo em uma empresa tradicional pela possibilidade de ter seu próprio negócio, iniciando uma startup.

Além da experiência adquirida escalando outros negócios antes de começar o seu, ter acesso e networking na hora de buscar investimentos para sua startup também pode encurtar alguns caminhos.

NA PRÁTICA

Tendo passado por rodadas de fundraising como “investida” e também como investidores, os empreendedores da Simple&Co possuem um networking significativo no ecossistema de inovação, facilitando rodadas posteriores. Ou seja, empreendedores com experiência no mercado de atuação da startup + empreendedores que já estiveram no outro lado da moeda, como investidores = receita de sucesso!

A Simple&Co, foodtech asset light que cria e opera marcas de diferentes culinárias e utiliza a capacidade já instalada de restaurantes parceiros, foi criada por dois empreendedores que possuem track record em gestão, no mercado alimentício e de private equity.

Confira alguns feitos dos empreendedores:

  • André Piva, um dos fundadores e co-CEO, foi sócio por 9 anos do fundo de private equity Innova Capital, que possui como principais investidores Jorge Paulo Lemann e Marcel Telles. No período em que ficou por lá, participou de diversos investimentos, como na Movile, dona do iFood.
  • Alan Pedroso, também fundador e co-CEO, realizou vários projetos enquanto trabalhou na Falconi, a maior consultoria de gestão do Brasil, além de ter feito parte da Península Participações, private equity de Abilio Diniz.
  • Em conjunto, os empreendedores tiveram êxito com a rede de padarias Benjamin, investimento conjunto realizado por Innova Capital e Península Participações.
  • Nos cargos de CEO e diretor, respectivamente, Piva e Pedroso transformaram a Benjamin a maior rede de padarias do Brasil, liderando o crescimento em tempo recorde: a padaria foi de R$1,5 milhão de faturamento por mês para mais de R$7 milhões, com 44 unidades, todas próprias, e cerca de mil funcionários.

POR QUE IMPORTA?

Dessa experiência, nasceu a Simple&Co, e é por ter operado no mercado alimentício e ter contato com grandes investidores que o negócio tem tudo para decolar! Olha só: até o momento, a Simple&Co recebeu R$ 2 milhões de smart money, composto por um ex-sócio da Innova Capital (fundo de venture capital com investimentos globais) e atual founder da Bamboo Alternative Investments, fundador do fundo de venture capital Bridge One Investimentos, um family office, um gerente sênior de engenharia da Google, um sócio-fundador de uma gestora de investimentos, um diretor de um grande banco de investimentos, um ex-diretor da Cnova e head da Boobam, entre outros.

No último ano, a Simple&Co faturou R$ 4 milhões e já atende cerca de 10 mil clientes ao mês. A recorrência também é alta: mais de 50% dos pedidos são de clientes que já compraram no mês anterior. Para seguir moldando o futuro do setor e trazendo uma realidade mais rentável e sustentável para os negócios de alimentação, a Simple&Co está buscando sócios através da CapTable, a maior plataforma de investimento em startups do Brasil.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.