Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Experiência da nova presidente da WRI, ex-Unica, pode quebrar resistências na agenda de baixo carbono

13/04/2021 - 10:53
Floresta Meio Ambiente
Nova presidente da WRI Brasil deve aproveitar sua interlocução em várias frentes do agronegócio sobre o meio ambiente (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ex-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina, assume em maio a direção-executiva da WRI Brasil, instituto global que desenvolve e fomenta projetos de sustentabilidade ambiental alinhados às oportunidades econômicas e sociais.

A experiência de vários anos atuando em um setor de energia renovável, no caso o etanol, e tendo participado ativamente das discussões do RenovaBio – portanto com trânsito e credibilidade entre empresários, governo e academia -, gera expectativas positivas quanto à ampliação da agenda da economia de baixo carbono.

Embora tenha se recusado a comentar sobre seus planos na sucursal brasileira do World Resources Institute – “até lá estou em processo de aprendizado” – a principal dessas expectativas é quebrar a notória resistência e desconfiança entre todos os atores quando o tema é meio ambiente.

Algumas cadeias do agronegócio, em especial a bovina e de grãos, alvos mais constantes de críticas internas e externas quanto ao potencial visto de desmatamento, estão no grupo do empresariado que a economista poderá conquistar para o “desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades”, conforme descreve o WRI Brasil em sua página da web.

Abrão Filho aumenta 135% sua receita em 2021

Elizabeth Farina é professora aposentada da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP), foi conselheira do Cade e também presidente da Tendências Consultoria.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 13/04/2021 - 14:04

Pela Web