AgroTimes

Experiência da nova presidente da WRI, ex-Unica, pode quebrar resistências na agenda de baixo carbono

13 abr 2021, 10:53 - atualizado em 13 abr 2021, 14:04
Floresta Meio Ambiente
Nova presidente da WRI Brasil deve aproveitar sua interlocução em várias frentes do agronegócio sobre o meio ambiente (Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

A ex-presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Elizabeth Farina, assume em maio a direção-executiva da WRI Brasil, instituto global que desenvolve e fomenta projetos de sustentabilidade ambiental alinhados às oportunidades econômicas e sociais.

A experiência de vários anos atuando em um setor de energia renovável, no caso o etanol, e tendo participado ativamente das discussões do RenovaBio – portanto com trânsito e credibilidade entre empresários, governo e academia -, gera expectativas positivas quanto à ampliação da agenda da economia de baixo carbono.

Embora tenha se recusado a comentar sobre seus planos na sucursal brasileira do World Resources Institute – “até lá estou em processo de aprendizado” – a principal dessas expectativas é quebrar a notória resistência e desconfiança entre todos os atores quando o tema é meio ambiente.

Algumas cadeias do agronegócio, em especial a bovina e de grãos, alvos mais constantes de críticas internas e externas quanto ao potencial visto de desmatamento, estão no grupo do empresariado que a economista poderá conquistar para o “desenvolvimento de estudos e implementação de soluções sustentáveis em clima, florestas e cidades”, conforme descreve o WRI Brasil em sua página da web.

Elizabeth Farina é professora aposentada da Faculdade de Economia e Administração (FEA/USP), foi conselheira do Cade e também presidente da Tendências Consultoria.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
giovanni.lorenzon@moneytimes.com.br
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar