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Experimento da Heineken no Brasil muda comportamento de quem bebe e dirige

11 jan 2019, 19:31 - atualizado em 11 jan 2019, 19:31
(Edna Marcelino/E&E Fotografia)

A Heineken, em parceria com a consultoria especializada InBehavior Lab, realizou um experimento no Brasil com o intuito de auxiliar na criação de estratégias que mudassem o comportamento dos motoristas com a bebida.

Apurada nos bares de São Paulo e Porto Alegre ao longo de duas semanas, a pesquisa analisou motoristas de ambos os sexos antes e depois da ação de conscientização. Os bares colocaram intervenções – também chamados de “nudges” – ao longo do processo como forma de criar um contexto para facilitar a decisão do motorista e de fazê-lo refletir sobre dirigir depois de ter ingerido bebida alcoólica.

“O nudge tem como objetivo promover um determinado resultado ao trabalhar a arquitetura da escolha e aspectos conscientes e inconscientes do comportamento humano, sem modificar a estrutura dos incentivos ou limitar a escolha do indivíduo”, explica Flávia Ávila, economista comportamental e CEO da InBehavior Lab. “A ideia é usar os nudges para o bem e para melhorar a vida das pessoas”.

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Os resultados obtidos pela Heineken mostraram que, após o uso dos nudges, o número de motoristas que beberam e dirigiram caiu 25,2% em comparação à semana antes da ação. Outro dado apurado dizia que a intervenção mostrou mais impacto em motoristas com menos de 32 anos de idade – principalmente mulheres.

Nudges utilizados

Juramento do Motorista

O motorista é convidado a assinar um cartão jurando não beber e dirigir, que pode ser trocado por um aperitivo na mesma noite. Isso ajuda o motorista a ser consistente nas ações e atitudes, pois ele acaba assumindo um compromisso que precisa ser mantido para poder ganhar o incentivo.

Não houve fiscalização do cumprimento do compromisso. O objetivo foi causar efeito na conduta pelo simples ato de assumir a tarefa.

Mural

Os juramentos foram dispostos em um mural colocado em algum lugar de destaque. Isso cria uma tendência de assumir um comportamento socialmente incentivado. Os motoristas acabam desejando permanecer abstêmios.

Porção Grátis para Motorista da Vez

O estabelecimento oferecia porção grátis para o motorista que não fosse dirigir após ter bebido, o que já se mostrava o suficiente para que a inclinação do beneficiário fosse de tomar uma decisão responsável.

Cardápio do Motorista e Drinks sem Álcool

O cardápio feito sob medida para motoristas, além de chamar atenção, também salva a pessoa do custo mental de pensar em alternativas para bebidas alcoólicas. Ao ver que os outros estão bebendo drinks sem álcool, o motorista se sente impelido a imitá-los.

(Edna Marcelino/E&E Fotografia)

Mapa de Decisão

Usando o bom humor, o mapa de decisão deixa claro que não é possível calcular os riscos e benefícios de beber e dirigir logo depois.

Cartazes, Adesivos, Camisetas, etc.

Mensagens e imagens foram espalhados por todo o bar com o objetivo de “acionar o sistema 2” – devagar, analítico, racional – sobre o “sistema 1” – rápido, emocional, impulsivo.

(Edna Marcelino/E&E Fotografia)

Veja o vídeo da campanha:

Editora-assistente
Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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Formada em Jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como editora-assistente do Money Times há pouco mais de três anos cobrindo ações, finanças e investimentos. Antes do Money Times, era colaboradora na revista de Arquitetura, Urbanismo, Construção e Design de interiores Casa & Mercado.
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