Exportação de café verde do Brasil despenca em janeiro por preços mais baixos, diz Cecafé
As exportações brasileiras de café verde somaram 2,53 milhões de sacas de 60 kg em janeiro, queda de 30,6% ante igual mês do ano passado, com os negócios sendo desestimulados pela baixa dos preços, de acordo com dados do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé) divulgados nesta terça-feira.
Segundo o presidente do Cecafé, Márcio Ferreira, o movimento de baixa dos preços iniciado em janeiro e intensificado em fevereiro, devido à previsão de boa recuperação na produção brasileira de café na safra 2026/27, desaqueceu os negócios internacionais.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
As negociações também foram afetadas pela queda do dólar frente ao real, segundo o Cecafé.
“Vivemos um cenário de produtores capitalizados em função dos bons preços nos últimos anos. Esse contexto é o que vem ocasionando a redução acentuada nos volumes negociados com o exterior e deve permanecer até a entrada da próxima safra”, disse Ferreira.
Os embarques de arábica em janeiro deste ano totalizaram 2,35 milhões de sacas no mês, retração de 29,1% na comparação anual.
As vendas externas de café canéfora (robusta e conilon) ficaram em 181,6 mil sacas, queda de 45,6% frente a janeiro de 2025.
O Brasil exportou ainda 251,5 mil sacas de café industrializado (solúvel e torrado e moído), volume 32,3% menor ano a ano.