Comprar ou vender?

Exportando crescimento? A ação brasileira que pode ganhar com vitória de Milei, segundo Safra

01 nov 2025, 14:12 - atualizado em 31 out 2025, 19:00
imposto de importação Argentina China Brasil ações
(Imagem: iStock/Oleksii Liskonih)

No último fim de semana de outubro, o partido do presidente argentino Javier Milei garantiu uma vitória nas eleições legislativas de meio de mandato do país. Em reação, a bolsa de valores dos ‘hermanos’ saltou mais de 20% apenas na segunda-feira (27). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice S&P Merval (MERV) — equivalente ao Ibovespa (IBOV)  brasileiro — continuou a estender os ganhos ao longo da semana e ultrapassou os 3 milhões de pontos pela primeira vez na última sexta-feira (31)

Mas a valorização não se limita a apenas a Argentina. Para o Safra, as empresas de Bens de Capital brasileiras também podem se beneficiar da movimentação política no país vizinho. 

Na visão dos analistas Luiza Mussi e Lucas Melotti, a vitória do La Libertad Avanza (LLA), partido de Milei, deve ter um impacto positivo no setor brasileiro de autopeças — principalmente às empresas com exposição direta à Argentina, como é o caso da Marcopolo (POMO4)

Isso porque 22% do lucro líquido da fabricante de carrocerias de ônibus é exposto ao país de Milei, nas contas dos analistas do Safra. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Argentina também representa 10% do resultado operacional da companhia nas operações internacionais e cerca de 12% do total das exportações do Brasil — o segundo maior mercado de exportação da Marcopolo, depois do Chile. 

Para eles, o país tem apoiado os volumes internacionais da Marcopolo, sendo um motor-chave tanto para a receita quanto para as margens.

“Embora a empresa já tenha uma carteira de pedidos garantida até o final do ano, a administração observou que muitos clientes estavam adiando novos pedidos na pendência do resultado eleitoral”, escreveram os analistas em relatório. 

“Com a vitória do partido de Milei, esperamos uma recuperação na atividade de pedidos, sustentando volumes de exportação mantidos até 2026, representando um risco de alta para nossas estimativas e potencialmente impulsionando o desempenho das ações no curto prazo”, acrescentaram. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A dupla do Safra também considerou que há uma potencial desaceleração nos pedidos da Argentina (devido ao aumento da incerteza gerada pelas eleições) como um risco para o caso da Marcopolo em 2026, de acordo com as últimas interações do banco com os investidores. 

Na última sexta-feira (31), a Marcopolo divulgou os resultados do terceiro trimestre (3T25) — aquém das expectativas do mercado, mas em linha com as estimativas do Safra. 

Para o banco, os números foram “ligeiramente” positivos, “já que a queda no desempenho doméstico foi compensada por uma melhora sólida nas vendas internacionais.”

O Safra tem recomendação de compra para POMO4 com preço-alvo de R$ 12 — o que representa um potencial de valorização de 19,1% sobre o preço de fechamento da última quinta-feira (30), antes da divulgação do balanço. Na data, a ação encerrou cotada a R$ 8,82. 

  • CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
liliane.santos@moneytimes.com.br
Jornalista formada pela PUC-SP, com especialização em Finanças e Economia pela FGV. É repórter do MoneyTimes e já passou pela redação do Seu Dinheiro e setor de análise politica da XP Investimentos.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar