Petróleo

Exxon encontra sinais de petróleo em poço de águas profundas no Brasil

03 ago 2021, 13:24 - atualizado em 03 ago 2021, 13:24
Exxon
A indústria de exploração do Brasil espera os resultados desse poço, e de outros, para ajudar a determinar o quão longe a região do pré-sal se estende (Imagem: REUTERS/Loren Elliott)

Por Peter Millard

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Exxon (EXXO34) encontrou indícios de petróleo e gás natural em um importante poço em águas ultraprofundas na costa do Brasil, mas a empresa não informou se a descoberta é economicamente viável.

A Exxon estudará os resultados do poço Opal-1 A para avaliar o potencial de exploração, disse a empresa por e-mail. Seus parceiros no bloco são a Petrobras (PETR3; PETR4) e a Qatar Petroleum. Mas a falta de informações detalhadas da Exxon e de seus parceiros sugere “outro resultado ruim”, disse Marcelo de Assis, chefe de pesquisa de upstream na América Latina da consultoria Wood Mackenzie.

A indústria de exploração do Brasil espera os resultados desse poço, e de outros, para ajudar a determinar o quão longe a região do pré-sal se estende além do grupo inicial de campos descobertos pela Petrobras. A região é a espinha dorsal dos planos de crescimento da estatal brasileira. A Exxon também tem planos de perfurar em duas outras bacias offshore no Brasil.

Apesar do sucesso da Petrobras no pré-sal, tem havido decepções por pares que, como a Exxon, compraram direitos de perfuração caros no Brasil antes que os preços do petróleo despencassem. A Royal Dutch Shell perfurou um poço seco no ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As empresas petrolíferas americanas e europeias migraram para o Brasil no final dos anos 2010 para arrebatar blocos de exploração na esperança de encontrar campos de bilhões de barris, como o de Tupi e Búzios da Petrobras. De 2016 a 2018, o Brasil ficou com 75% do que foi gasto globalmente com licenças de exploração, de acordo com a agência reguladora do petróleo do país, a ANP.

O Brasil tem sido uma importante fonte de crescimento da produção não pertencente à OPEP nos últimos anos e seus campos sob as espessas camadas de sal têm sido alguns dos mais resistentes aos preços mais baixos. A Petrobras planeja perfurar seis poços de exploração offshore este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar