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Facebook lança ferramenta de criação de NFTs, mas público ainda será restrito; entenda

01 jul 2022, 10:15 - atualizado em 01 jul 2022, 10:15
Facebook
Somente em 2022, a empresa-mãe do Facebook pediu 13 registros de marcas ligadas a cripto. (Imagem: Unsplash/Solen Feyissa)

Meta (META) deu início ao lançamento de uma ferramenta de tokens não fungíveis (NFTs) no Facebook, uma semana após o CEO Mark Zuckerberg ter anunciado o plano.

A ferramenta estará disponível, inicialmente, para um grupo seleto de criadores nos Estados Unidos — algo semelhante ao que a empresa fez para NFTs no Instagram no mês passado.

A publicação de Zuckerberg no Facebook anunciando a iniciativa também indicou que a companhia está de olho em NFTs de realidade aumentada e NFTs em 3D usando a plataforma Spark AR, da companhia.

A notícia foi confirmada na quarta-feira pelo gerente de produtos de Meta, Navdeep Singh, no Twitter. Capturas de tela compartilhadas por Singh mostram que os NFTs no Facebook aparecerão sob a aba “colecionáveis digitais” no perfil do usuário.

No Instagram, NFTs tem suporte nos blockchains da Ethereum e Polygon, sendo que o suporte para Solana e Flow será adicionado em breve. Facebook ainda não anunciou se essa sequência de suportes também acontecerá nos NFTs da rede social.

Meta atrás de registros de marca

Meta Platforms — empresa-mãe do Facebook — entrou com 13 pedidos para registro de marca ligado ao mundo das criptomoedas e metaverso somente neste ano.

Em março, a companhia solicitou o registro de oito marcas distintas, que variavam entre tokens cripto, software de blockchain, corretoras de moedas virtuais, negociação de moedas, além de moedas digitais, virtuais e criptomoedas.

“Esses pedidos refletem a estratégia da companhia em sua entrada no metaverso. Claramente, Meta tem planos significativos para a economia virtual que irá conduzir”, disse Mike Kondoudis, advogado de marcas registradas, em uma declaração na época.

Em maio, a empresa-mãe do Facebook entrou com mais cinco pedidos para registro de marca, desta vez para o que parece ser a nova plataforma digital da companhia, chamada Meta Pay.

Os pedidos de registro de marca, enviados no dia 13 de maio, descrevem Meta Pay como um “serviço on-line de conexão social para investidores, que permite negociações financeiras e corretagem de moeda digital, moeda virtual, criptomoeda, ativos digitais e de blockchain, tokens digitais e tokens cripto”.

Além de pagamentos e negociações, Meta Pay também pode incluir serviços de empréstimos e investimentos em ativos digitais, de acordo com detalhes presentes nos pedidos.

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