Comprar ou vender?

Falta de lastro no mundo real fará com que o mercado caia de novo, apontam analistas

14 jun 2020, 20:34 - atualizado em 14 jun 2020, 20:37
bear bull market mercado de alta baixa
Em algum momento só a liquidez não será suficiente para sustentar os mercados, alertam alguns analistas (Imagem: Pixabay/nosheep)

Não é preciso ser um especialista para perceber que a economia local e global está numa pior por causa da pandemia do coronavírus. É só literalmente abrir a própria janela. Mas porque os mercados financeiros estão subindo tanto?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A resposta também não é difícil. São trilhões de dólares em estímulos jogados no sistema nas principais economias globais. Com o juro perto de zero, a busca por rendimento direcionou o dinheiro para a renda variável: ações, commodities, títulos…

Em algum momento, contudo, só esta liquidez não será suficiente, alertam alguns analistas.

“O cenário mais coerente seria uma recuperação em W. O mercado sobe num primeiro momento pelos estímulos, mas a falta de lastro no mundo real faz com que caia de novo”, opina o analista Guilherme Volcato da corretora do Banrisul.

Segundo ele, a projeção intermediária em probabilidade é a recuperação dos preços em V.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ásia Mercados Coronavírus Máscara
“O rali global poderia continuar por mais algum tempo com dados econômicos positivos nos EUA e mais políticas de auxílio” (Imagem: Reuters/Kim Kyung-Hoon)

“Os mercados removeram o prêmio de risco rápido demais, graças à expansão extremamente rápida do balanço dos bancos centrais nos EUA e na Europa, apesar da forte deterioração dos mercados de trabalho e da confiança das empresas e dos consumidores em todo o mundo”, observam os analistas Gabriel Tenorio e Claudio Irigoyen do Bank of America.

Na avaliação deles, o rali global poderia continuar por mais algum tempo com dados econômicos positivos nos EUA e mais políticas de auxílio.

“A médio prazo, somos cautelosos, pois os preços dos ativos podem voltar a refletir os fundamentos em deterioração se os principais bancos centrais se mostrarem menos favoráveis ou se a recuperação econômica global for mais lenta do que o mercado espera”, alertam.

O que fazer?

Volcato indica que o melhor a fazer é tentar não adivinhar o que o mercado fará.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O coronavírus está aí a não deve ir embora tão cedo, então avaliar a relação risco-retorno constantemente é a única forma de não ser pego desprevenido novamente”, explica.

O analista sugere uma composição de portfólio com renda-fixa e variável na medida em que, conforme a Bolsa sobe, reduz-se o risco de modo a manter zero participação das ações no valor total constante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
gustavo.kahil@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar