Automóveis

Farus, a “Ferrari brasileira”, marcou época e está prestes a voltar a rodar em São Paulo

20 set 2025, 7:45 - atualizado em 15 set 2025, 14:10
Farus
O Farus, apelidado de "Ferrari brasileira", está de volta às ruas de São Paulo após ser restaurado, e receberá a placa preta, um símbolo de seu valor histórico e originalidade.

Em meio a uma época dominada por carros brasileiros baseado no icônico Fusca, o Farus se destacou por sua originalidade e ousadia. Lançado em 1978, durante a ditadura militar e em um contexto de forte restrição à importação de automóveis, o modelo mineiro fugiu à regra ao romper com a tradição do Fusca, adotando componentes da Fiat e inspiração em clássicos europeus como Ferrari 308 GTB e Lotus Esprit.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar do visual que lhe rendeu o apelido de “Ferrari brasileira”, o Farus tinha motor modesto: o primeiro modelo, ML 929, vinha equipado com um motor 1.3 litro de 72 cv, o mesmo que impulsionou o Fiat 147 Rallye. O nome da marca é um acrônimo de “Família Russo”, liderado por Alfio e Giuseppe Russo, pai e filho que fundaram a empresa em Belo Horizonte no mesmo ano do lançamento. O carro também homenageia a matriarca da família, Maria Luiza Russo, nascida em 1929.

A Farus chegou a exportar unidades limitadas para países como Japão, África do Sul, Alemanha e Estados Unidos, mas encerrou as atividades em 1991, quando a abertura das importações promovidas pelo governo Collor dificultou a vida das pequenas montadoras. Ao todo, foram fabricados cerca de 1.200 veículos Farus, que hoje raramente aparecem nas ruas — até agora.

O retorno da icônica “Ferrari brasileira” às ruas de São Paulo

Embora a produção tenha sido interrompida há décadas, a presença do Farus ainda é sentida, especialmente em São Paulo, graças ao carismático João Antônio Lara Nunes, 78 anos, conhecido como o “Homem do carro amarelo”. Dono de um Farus amarelo 1989, ficou famoso por estacionar sua relíquia em pontos movimentados da capital, especialmente na esquina das avenidas Paulista e Consolação, atraindo olhares e saudades.

CONFIRA: Veja os ativos mais recomendados por grandes bancos e descubra como diversificar sua carteira com as escolhas favoritas do mercado; acesse gratuitamente

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após um período sem aparecer em público devido a uma cirurgia no fêmur, o Farus de João passou por uma restauração detalhada que durou quatro meses, informa o portal UOL.

O próximo passo para o Farus amarelo será a obtenção da placa preta, destinada a veículos com mais de 30 anos, originais ou modificados, e que possuam valor histórico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.
otavio.rodrigues@seudinheiro.com
Formado em Jornalismo pela PUC-SP, atua como repórter no Money Times e no Seu Dinheiro, onde também já trabalhou como analista de mídias sociais, com experiência em produção de conteúdo para diferentes plataformas digitais. Antes disso, foi repórter no site Monitor do Mercado.