Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Faturamento das redes de franquia deve crescer 7% em 2019, diz ABF

22/01/2019 - 18:21
(Pixabay)

A Associação Brasileira de Franchising (ABF) divulgou nesta terça-feira (22) uma prévia sobre os resultados de 2018. Segundo a entidade, pela melhora da economia e da definição do quadro político, as redes devem registrar um crescimento nominal de 7% da receita na comparação anual.

“Apesar de termos enfrentado um ano ainda desafiador, marcado pela greve dos caminhoneiros e altos e baixos na economia, o franchising colocou à prova seus fundamentos básicos, como o trabalho em rede, os ganhos de escala e as redes, de forma geral, procuraram manter o foco em inovação, aportando tecnologia às suas operações e investindo em novos formatos”, afirma André Friedheim, presidente da associação.

+ Veja aqui quais são as pequenas gigantes da Bolsa que podem te ajudar a transformar centavos em milhões

Vídeo: Veja a íntegra do discurso de Jair Bolsonaro em Davos

O número de unidades em operação expandiu em um ritmo mais acelerado. Em 2018, a taxa registrada foi de 5%, enquanto em 2017 e 2016, o valor ficou em, respectivamente, 2% e 3,1%.

Para 2019, não é só o faturamento que deve crescer. Segundo a ABF, a geração de empregos diretos deve crescer 8%, totalizando 1,3 milhão de trabalhadores contratados.

Internacionalização

De acordo com dados de um estudo consolidado de 2018, há 145 redes nacionais operando em 114 países.
O destaque vai para o segmento de Moda, com 35 marcas. Saúde, Beleza e Bem-Estar vem em seguida, com 25 marcas, e Alimentação segue em terceiro lugar, sendo representado por 22 marcas.

Os Estados Unidos são o principal destino das marcas brasileiras, tendo 59 redes operando no território. Portugal e Paraguai vêm depois, apresentando, respectivamente, 34 e 32 franquias brasileiras.

“Já temos um grupo significativo de marcas brasileiras no exterior, algumas delas com alto nível de maturidade”, diz Friedheim.

No Brasil, 190 redes estrangeiras, originárias de 24 países, estão consolidadas. Os Estados Unidos continuam em primeiro lugar, com 79 marcas, seguidos por Portugal, com 22, e Espanha, 13.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 22/01/2019 - 18:21

Cotações Crypto
Pela Web