AgroTimes

Faváro reafirma boas práticas da agropecuária brasileira em evento no Uruguai: ‘Não existe compliance melhor do que esse’

08 fev 2025, 11:00 - atualizado em 08 fev 2025, 10:36
ministro-da-agricultura-carlos-favaro
(Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil)

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, participou na última quinta-feira (6) de uma reunião do Conselho Agropecuário do Sul (CAS), no Uruguai. De acordo com o mandatário, o momento foi uma oportunidade para que os países conheçam a legislação brasileira e as práticas dos produtores agropecuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não existe compliance melhor do que esse (do Brasil). São os parâmetros que queremos estabelecer na negociação sobre a legislação anti-desmatamento da União Europeia. Nós temos a nossa legislação e daremos transparência a essas boas práticas, mas não ampliaremos o que ultrapassa a lei brasileira; a soberania estará em primeiro lugar”, afirmou Fávaro.

Na ocasião, o ministro destacou o Plano Nacional de Identificação Individual de Bovinos e Búfalos e o Programa Agro Brasil + Sustentável, ambos lançados em dezembro de 2024. As ferramentas buscam fortalecer a rastreabilidade e a confiabilidade em toda a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro.

Brasil na reunião do CAS

O Conselho Agropecuário do Sul (CAS) foi criado em Brasília no ano de 2003. Trata-se de um fórum ministerial composto por ministros e secretários de Agricultura de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo é a coordenação de ações e a definição das prioridades da agenda agropecuária regional.

Entre os temas abordados na 59ª reunião do grupo, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) destacou a conclusão do acordo entre Mercosul e União Europeia (UE), seguro agrícola e a COP30, que ocorre no Brasil em novembro deste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com Fávaro, o Plano Safra 2025-26 está sendo elaborado com o aperfeiçoamento robusto do seguro agrícola e com o uso de ferramentas tecnológicas. O ministro anunciou que o Rio Grande do Sul será o primeiro estado com cobertura total de radares meteorológicos.

“Quando um seguro parametrizado conta com tecnologias disponíveis de previsão climática, ele parametriza o seguro para o produtor. O CAS pode e deve tratar isso como uma prioridade, e o Brasil será sempre um grande parceiro nesse debate para a implementação de um seguro rural mais eficiente para os nossos produtores”, disse.

Sobre a COP30, o ministro afirmou que pretende demonstrar todos os posicionamentos do governo brasileiro para o mundo, por meio de um espaço destinado à agropecuária integrado ao evento.

A comitiva do Mapa na reunião do CAS contou com a presença do secretário-executivo adjunto, Cleber Soares, do secretário de Inovação, Desenvolvimento Sustentável, Irrigação e Cooperativismo, Pedro Neto, do secretário-adjunto, Marcel Moreira, da chefe da Assessoria Especial de Comunicação Social, Carla Madeira, e da presidente da Embrapa, Silvia Massruha.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar