AgroTimes

Fávaro vê ‘ação indecente’ do governo dos EUA e diz que Brasil buscará outros mercados

10 jul 2025, 16:40 - atualizado em 10 jul 2025, 16:40
Carlos fávaro tarifas
(Foto: Reuters/Adriano Machado)

O ministro da Agricultura e Pecuária do Brasil, Carlos Fávaro, chamou de “ação indecente” as tarifas de 50% contra o Brasil anunciadas na véspera pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e afirmou que o governo está “agindo de forma proativa” para buscar outros mercados.

“Telefonei para as principais entidades representativas dos setores mais afetados, o setor de suco de laranja, o setor de carne bovina e o setor de café, para que possamos, juntos, ampliar as ações que já estamos realizando nos dois anos e meio do governo do presidente Lula…”, disse ele.

O governo brasileiro vem ampliando mercados e reduzindo barreiras comerciais, acrescentou ele.

“Neste momento, vou reforçar essas ações, buscando os mercados mais importantes do Oriente Médio, do Sul Asiático e do Sul Global, que têm grande potencial consumidor e podem ser uma alternativa para as exportações brasileiras”, disse Fávaro.

Ele acrescentou que ações diplomáticas do Brasil estão sendo tomadas em reciprocidade, sem elaborar.

“As ações proativas acontecerão aqui no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), para minimizar os impactos”, disse.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar