Estados Unidos (EUA)

Fed mantém juros, mas deixa porta aberta para nova alta em novembro

20 set 2023, 15:00 - atualizado em 01 nov 2023, 11:54
Federal Reserve, juros, Fed Fom
O reajuste do Federal Reserve ficou em linha com a projeção do mercado. O Fed Funds apontava para 99% de chances de manutenção dos juros. (Imagem: REUTERS/Jonathan Ernst)

O Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) optou pela manutenção da taxa de juros de referência do Federal Reserve, nesta quarta-feira (20).

Com isso, a taxa segue no intervalo entre 5,25% e 5,50% após a sexta reunião do Fed em 2023. A autoridade monetária pontua que um novo incremento na taxa de juros não está descartado.

O reajuste ficou em linha com a projeção do mercado. Hoje mais cedo, o Fed Funds do CME Group apontava para 99,0% de chances de uma manutenção da taxa de juros.

Ciclo do Fed já conta com 11 altas desde março de 2022

Ao todo, foram 11 altas promovida pelo Fed. As duas primeiras foram mais brandas: uma alta de 0,25 ponto percentual (p.p.) em março do ano passado e outra de 0,50 p.p. em maio.

No entanto, em junho, o Banco Central norte-americano adotou uma postura mais restritiva, ao aprovar o primeiro reajuste de 0,75 p.p. do ciclo – o maior movimento desde 1994. Ao todo, foram quatro altas  de 0,75 p.p. Em dezembro, o Federal Reserve optou por um reajuste de 0,50 p.p.

Neste ano, o Fed voltou para os reajustes mais modestos, com três vezes consecutiva que a autoridade monetária eleva os juros em 0,25 pp. Após uma pausa no mês de junho, o Fed voltou a elevar em 0,25 p.p. na reunião de julho.

Ainda faltam dois encontros antes que o ano acabe, em novembro e em dezembro.

Estagiário
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.
Jorge Fofano é estudante de jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes da USP. No Money Times, cobre os mercados acionários internacionais e de petróleo.