BusinessTimes

Fed não está alimentando desigualdade nos EUA, diz Daly

23 jun 2020, 13:35 - atualizado em 23 jun 2020, 13:35
Mary Daly
Daly disse que as políticas do Fed estão de fato salvando empregos (Imagem: REUTERS/Ann Saphir)

A presidente do Federal Reserve de San Francisco, Mary Daly, defendeu nesta terça-feira o banco central norte-americano contra críticas de que sua política monetária flexível e programas de empréstimos emergenciais estão fazendo mais para ajudar os ricos do que os pobres.

“Realmente não existe essa linha nítida que separa a Main Street de Wall Street“, disse Daly à CNN International, referindo-se a pequenas e médias empresas e ao mercado financeiro, respectivamente.

“Se não repararmos os mercados financeiros e garantirmos que eles tenham liquidez, eles não poderão repassar as mudanças nos juros para as famílias e empresas que mais precisam… Nosso auxílio à economia apoia a todos.”

Diante da pandemia de coronavírus, o Fed reduziu os juros para quase zero, comprou trilhões de dólares em títulos e lançou quase uma dúzia de programas para apoiar e estender o crédito corporativo e promover empréstimos bancários.

Críticos dizem que essas medidas beneficiam os ricos, aumentando o preço de ativos como ações enquanto milhões de trabalhadores estão perdendo seus empregos e renda.

A crescente atenção nacional ao racismo nos EUA após o assassinato de George Floyd, um homem negro que estava sob custódia policial, aumentou o foco público no papel do Fed em exacerbar desigualdades na esfera econômica.

Daly disse que as políticas do Fed estão de fato salvando empregos, reparando o “encanamento” do sistema financeiro e ajudando empresas a manter acesso ao financiamento, que é essencial para suas operações.

Quando perguntada se as políticas do Fed agravam as desigualdades inadvertidamente, Daly foi clara: “Não no meu julgamento”, afirmou.

Mas Daly disse que combater o racismo, além de ser uma questão moral, também ajuda a economia, trazendo mais pessoas ao mercado de trabalho.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.