Agenda do Dia

Federal Reserve pode interromper alta nos juros; veja o que movimenta a quarta (14)

14 jun 2023, 7:52 - atualizado em 14 jun 2023, 7:52
EUA, juros, federal reserve, fed
Federal Reserve deve manter os juros no atual patamar, entre 5% e 5,25%. Se confirmado, será a primeira manutenção desde março de 2022. (Imagem: Shutterstock)

Hoje é dia de decisão do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC, em inglês) sobre a taxa de juros nos Estados Unidos. A expectativa é de que o Federal Reserve mantenha os juros no atual patamar, entre 5% e 5,25%. Se confirmado, será a primeira manutenção desde março de 2022.

Ontem, foram divulgados os dados da inflação americana, que apresentaram melhora em maio e reforçou as apostas de manutenção da política monetária. O índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,1% na base mensal e avançou 4,0% no confronto anual.

No caso da base mensal, o resultado ficou em linha com as expectativas do mercado, de +0,1%. Já o dado anual veio ligeiramente abaixo do consenso de +4,1%. Em abril, a inflação havia registrado aumentos de 0,4% no mês.

No entanto, ainda não foi descartada a possibilidade de um reajuste de 0,25 ponto percentual. O Fed Funds aponta 4,7% de chances de um aumento mais contido, de 0,25 pp, na taxa de juros. Já 95,3% apostavam em uma manutenção da taxa.

Ainda hoje tem dados da produção industrial no Reino Unido, zona do euro e China, além de vendas no varejo aqui no Brasil.

  • GIRO DO MERCADO: Seu programa diário de segunda a sexta-feira, sempre ao meio-dia para te trazer todas as notícias que fervem no mercado financeiro e as análises que impulsionam seus investimentos! Salve o link e não perca!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira a agenda econômica desta terça-feira (13)

Horário País Indicador
03h Reino Unido Produção do Setor de Construção (abril)
03h Reino Unido PIB abril
03h Reino Unido Produção Industrial (abril)
03h Reino Unido Balança Comercial (abril)
06h Zona do Euro Produção Industrial (abril)
09h Brasil Vendas no Varejo (abril)
09h30 EUA Índice de Preços ao Produtor (maio)
15h EUA Decisão do FOMC
20h50 Brasil Balança comercial (maio)
23h China Produção Industrial (maio)
23h China Vendas no varejo (maio)
23h China Taxa de desemprego (maio)

Política

O Ministério da Fazenda tenta se recuperar depois da derrota na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no Senado. Ontem, o grupo aprovou a prorrogação da desoneração da folha por mais 4 anos para 17 setores da economia. O impacto potencial nos cofres públicos é de pelo menos R$ 9,4 bilhões.

Hoje, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem reuniões marcadas com ministros, prefeitos e empresários do setor de varejo.

Confira a agenda de Lula desta quarta-feira (14)

Horário Programação Local
9h Reunião com o Ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta Palácio do Planalto
10h30 Reunião com empresários do varejo Palácio do Planalto
15h Reunião com a Confederação Nacional de Municípios (CNM) Palácio do Planalto
17h Reunião com o Ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, e Prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes Palácio do Planalto
18h Reunião com o Prefeito de Araraquara (SP), Edinho Silva, Prefeito de Matão (SP), Cido Ferrari, Prefeito de Mauá (SP), Marcelo Oliveira, e Prefeito de Diadema (SP), José de Filippi Júnior Palácio do Planalto