Exportações

Feiras do fashion europeu de couro renovam esperança em exportações em queda

10 fev 2020, 13:30 - atualizado em 10 fev 2020, 13:37
Gado Boi Agronegócio
Expectativa de que o mercado de couro bovino melhore na Europa em 2020 (Imagem: Unsplash)

A exportações brasileiras de couro caíram em 2019. Caíram também em janeiro. Mas o setor renova alguma esperança de melhora com a abertura do calendário de feiras europeu, destino de 30% do produto que sobre dos bovinos.

Em meio à expectativa de redução do PIB global em 2020 de carona na redução da economia chinesa – segundo algumas análises que chegam sobre o impacto da epidemia que atravessa fronteiras -, Paris sediará o Premiere Vision Leather, de amanhã  (11) a quinta.

Depois na Itália, principal comprador do couro nacional, onde a Lineapelle vai de 19 a 21, também em fevereiro.

Em grande medida, as mostras apresentarão o que o fashion de couro deverá usar no próximo inverno europeu.

O Brasil estará nas duas edições através do Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB) e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), tentando reverter o recuo de 20,3% nos embarques em 2019: US$ 1,15 bilhão, com praticamente igual área comercializada, 181,9 milhões de metros quadrados.

No mês passado a receita foi de US$ 87,1 milhões, quase 17% menor sobre janeiro de 2019.

A expectativa do setor se assenta em dados dos fabricantes de calçados europeus, que apontam crescimento da produção, incluindo calçados esportivos.

O estande Brazilian Leather apresentará amostras de diversos curtumes brasileiros, destacando as tendências, além de insistir quanto à sustentabilidade do produto nacional, ou seja, extraído de animais produzidos em áreas ambientalmente corretas.

Repórter no Agro Times
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Jornalista de muitas redações nacionais e internacionais, sempre em economia, após um improvável debut em ‘cultura e variedades’, no final dos anos de 1970, está estacionado no agronegócio há certo tempo e, no Money Times, desde 2019.
Leia mais sobre:
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.