Money Times Entrevista

Ferrari, Porsche e Lamborghini ‘mais em conta’: Importadora traz carros ao Brasil; Tesla e sueco de R$ 20 milhões estão na lista

18 dez 2023, 19:50 - atualizado em 18 dez 2023, 19:50
Brasil vai receber o primeiro carro da fabricante sueca
A Toys for Boys traz carros sob demanda do cliente do Brasil; o Koenigsegg Gemera (foto) é um deles e deve chegar ao país em 2025 (Imagem: Divulgação/Koenigsegg)

O mercado de carros superesportivos é para poucos. Ferrari, Lamborghini, Porsche e outras marcas — como a recém-chegada (e cobiçada) Tesla — são disputadas por um público relativamente pequeno, disposto a bancar milhões de reais em um automóvel.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, hoje, um consumidor interessado nesses carros tem possibilidades mais amplas de escolha, com um cardápio automotivo que vai além das fronteiras e que traz um preço competitivo. A façanha está na operação de empresas como a Toys for Boys, que começou como importadora de carros, aviões e barcos, para depois focar só no mercado das quatro rodas.

“Foram cerca de 80 vendas neste ano”, diz Fábio Amaja, CEO da empresa, em entrevista ao Money Times. O resultado é o melhor da companhia até o momento, mostrando forte expansão – e resiliência – em um período em que até grandes assets da Faria Lima têm tido dificuldade em competir com a taxa Selic e os “gordos” CDBs dos bancos para atrair capital dos clientes de alta renda, que parecem não titubear quando se trata de adquirir velozes e milionários ativos.

O ticket médio das vendas fica em algo entre R$ 2 milhõesR$ 2,5 milhões, diz Amaja, mostrando que o custo de oportunidade em relação aos investimentos pesa pouco para a clientela que busca um superesportivo.

Sobre os preços dos carros, o CEO não revela muitos detalhes, mas afirma que consegue ser “bem competitivo”. “Somos parceiros, mesmo sendo competidores”, diz, sobre a relação com os distribuidores oficiais. Após insistência da reportagem, disse que a compra de uma Ferrari 256 GTB, por exemplo, via importação, consegue abater até R$ 1 milhão se comparada a uma transação nas lojas locais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

E o portfólio de veículos oferecidos pela empresa vai longe. “Nosso acesso aos carros é global. Todo e qualquer carro que estiver em produção, seja contínua ou limitada, nós temos acesso para comprá-lo”, afirma Amaja. Ele diz que tem mais de 20 parceiros de exportação, na Europa e nos Estados Unidos. “Não tem limite, é o que o cliente quiser”, diz. É o caso do Koenigsseg Gemera (veja abaixo).

Empresa vai trazer superesportivo sueco de R$ 20 milhões

O Gemera, da Koenigsseg, fabricante sueca de superesportivos, terá apenas 300 unidades fabricadas — com uma rodando nas ruas do Brasil, depois que o carro for lançado, em 2025.

A Toys for Boys afirmou à reportagem que o carro deve sair por R$ 20 milhões. Amaja visitou a fábrica da Koenigsseg, em Ängelholm, na Suécia, para que o cliente pudesse conhecer a fábrica e testar carros da companhia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Voltamos lá no ano que vem para finalizar a configuração do carro. O cliente vai escolher tudo: cor externa, a roda, interior, os materiais… e tudo mais”, diz. O humilde modelo, de 2.300 cv, contará com um motor V8 5.0 biturbo, que vai trabalhar junto a um motor elétrico Dark Matter, de 800 cv.

Quanto sai um carro de US$ 10 mil na importação?

Amaja, que acaba angariando clientes em outra operação que possui, na loja GTO, que vende carros seminovos e colecionáveis, diz que a importação vale para modelos mais caros.

“Chega muita gente cotando um carro e o cliente não tem ideia de quanto custa a importação”, diz. Ele exemplifica com um carro de US$ 10 mil: “Um consumidor muitas vezes vê um carro de US$ 10 mil e acha que vai pagar R$ 50 mil. Na verdade, em um carro que é 100% movido a combustão, pagamos praticamente 120% de imposto, fora taxas portuárias e a nossa comissão. No fim das contas, um carro de 10 mil dólares virou um carro de R$ 130 mil no Brasil”, afirma. Ele afirma que a conta “começa a fechar”, ou seja, a valer a pena, com modelos mais caros.

O cobiçado carro elétrico criado pela empresa de Elon Musk é uma das opções “mais acessíveis” da Toys for Boys. “É um carro que só vem por importadores independentes, visto que a Tesla não tem operação no Brasil, e que acaba saindo por menos de R$ 500 mil”, diz Amaja, a exemplo do carro “de entrada” da Tesla, o model 3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

repórter
Repórter formado pela PUC-SP, com passagem pelo Poder360, Estadão e Investidor Institucional. Tem pós-graduação em jornalismo econômico pela FGV-SP, através do programa Foca Econômico 2022, do grupo Estado. No Money Times, cobre política, mercados e também a indústria de armas leves no Brasil.
pedro.pligher@moneytimes.com.br
Repórter formado pela PUC-SP, com passagem pelo Poder360, Estadão e Investidor Institucional. Tem pós-graduação em jornalismo econômico pela FGV-SP, através do programa Foca Econômico 2022, do grupo Estado. No Money Times, cobre política, mercados e também a indústria de armas leves no Brasil.