Automóveis

Ferrari supera dona da Fiat com US$ 50 bi de valor de mercado

09 maio 2023, 16:20 - atualizado em 09 maio 2023, 16:20
Ferrari
“A Ferrari sempre foi sinônimo de luxo e seus múltiplos também confirmam isso”, disse Vincenzo Longo, estrategista de mercado da IG (Imagem: Pixabay/Squirrel_photos)

O valor de mercado da Ferrari ultrapassou o da controladora da Fiat, que já foi dona da icônica fabricante italiana de carros esportivos de luxo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conhecida por seu logotipo de cavalo empinado e supercarros únicos, a ação da Ferrari subiu 34% este ano, tornando-se o papel de melhor desempenho entre as montadoras europeias. Seu valor de mercado saltou para € 49,2 bilhões (US$ 53,9 bilhões), ultrapassando os € 47,1 bilhões da Stellantis, o conglomerado automotivo que, além da Fiat, também controla marcas como Alfa Romeo, Citroën, Opel e Chrysler.

Com isso, a Ferrari se tornou uma das três maiores empresas da bolsa de Milão.

A demanda por carros esportivos de luxo continua firme entre os clientes ricos da Ferrari, mesmo com o aumento dos preços. É um enorme contraste em relação às grandes montadoras, que perdem poder de preço em meio à desaceleração econômica.

É uma tendência em muitos aspectos comparável à das grandes empresas de artigos de luxo na Europa, com retornos totais superiores a 500% desde sua cisão da Fiat Chrysler, em 2015. Durante o mesmo período, os retornos das ações de montadoras europeias em geral foram de cerca de 50%, incluindo dividendos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para um grupo crescente de investidores, o setor de luxo é para o mercado europeu o que as gigantes de tecnologia são para os EUA: empresas dominantes cujo crescimento se mantém mesmo com os altos e baixos da economia.

A Exor, holding da família italiana Agnelli, ainda é o maior acionista tanto da Stellantis quanto da Ferrari. A Ferrari tinha um valor de mercado de cerca de US$ 10 bilhões quando começou a ser negociada em Nova York, em outubro de 2015.

“A Ferrari sempre foi sinônimo de luxo e seus múltiplos também confirmam isso”, disse Vincenzo Longo, estrategista de mercado da IG. “A ação tem tido desempenho superior ao mercado no acumulado do ano e a tendência é comparável a grandes nomes de luxo.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar