AgroTimes

Fertilizantes: dependência do País é maior que a dos EUA em nitrogênio e fosfato

15 mar 2022, 8:50 - atualizado em 15 mar 2022, 9:09
Potássio Fertilizantes
No caso do nitrogênio, os EUA importam 12,5% do que consomem, e o Brasil, 95% (Imagem: Pixabay/ CatKosianok)

A dependência norte-americana de fertilizantes importados é menor do que a brasileira em nitrogênio e fosfato e maior em potássio, segundo o professor Gary Schnitkey, do Farmdoc da Universidade de Illinois, um grupo de economistas agrícolas do Meio-Oeste dos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do nitrogênio, os EUA importam 12,5% do que consomem, e o Brasil, 95%. Para o fosfato, o volume importado pelos EUA é de 9% do consumo, enquanto no Brasil chega a 75%. Já para o potássio, os EUA importam 93% do que consomem, e o Brasil, 91%.

“Se existir uma ruptura com a Rússia com sanções, isso vai elevar preços nos dois lugares, mas o impacto mais direto com relação a questões de suprimento da Rússia é maior no Brasil do que nos EUA”, disse Schnitkey, em entrevista coletiva, se referindo ao nitrogênio. No caso do fosfato, a situação é similar.

Quanto ao potássio, o Canadá é o maior fornecedor tanto dos EUA quanto do Brasil, e Schnitkey sinalizou que há limites sobre como o país pode aumentar ou redirecionar a sua oferta. O Ministério da Agricultura vem negociando aumentar as importações do Canadá.

“Preparar-se para produzir mais fertilizantes não é uma coisa rápida a se fazer. Há muitos custos fixos associados com as operações de mineração. Tenho certeza de que o Canadá e outros vão aumentar os níveis de produção, mas outra questão é que a cadeia de suprimentos não está preparada para seguir esse caminho (aumentar o fluxo para o Brasil)”, disse. “Refazer a cadeia de suprimentos para mudar tão rapidamente, como vimos com o covid-19, não é uma coisa fácil a fazer. (…) O Brasil obviamente vai ter mais oferta, mas não vejo como poderia obter o que era produzido na Rússia.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar