ImóvelTimes

FIIs de shopping: Gestores enxergam crescimento real e longevidade do setor; ‘Não é voo de galinha’

22 out 2025, 12:25 - atualizado em 22 out 2025, 12:27
shoppings - mix - iguatemi - multiplan - allos fundo imobiliário de shopping fiis de shopping
Gestores de FIIs de shopping destacam crescimento real, baixa inadimplência e integração com e-commerce como fatores que sustentam o setor (Imagem: Andrey X/ Canva Pro)

Os shopping centers seguem mostrando resiliência e potencial de crescimento real acima da inflação, avaliaram gestores durante o FII Experience 2025, evento realizado nesta quarta-feira (22) em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante painel sobre o segmento, Rafael Teixeira, gestor da Vinci Compass, destacou que os centros comerciais têm peculiaridades que os diferenciam de outros setores imobiliários.

“Além do aluguel, você tem estacionamento, que cresce com tarifa e fluxo de pessoas, e a possibilidade de montar novas lojas em áreas onde antes não existiam. Isso faz com que o shopping apresente crescimento sustentável”, afirmou.

Segundo o executivo, os resultados dos empreendimentos estão cada vez melhores, com aumento de dois dígitos e baixa inadimplência.

“Hoje os indicadores operacionais de shoppings estão muito positivos, tanto para os fundos imobiliários quanto para as empresas listadas em Bolsa. E não é voo de galinha, é algo sustentável”, ressaltou.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pedro Carraz, gestor da XP Asset que também participou da discussão, ratificou essa visão e completou que os shoppings precisam ser olhados como investimentos para o longo prazo.

“Ao contrário de galpões ou prédios comerciais, que dependem muito da localização, os shoppings podem ser aprimorados com mudanças na arquitetura, mix de lojas e experiência do consumidor. Por isso, olhamos para os próximos 10 anos e aceitamos pagar mais por ativos icônicos e irreplicáveis”, explicou.

E-commerce: o fantasma virou amigo?

Ao ser questionado sobre o impacto do e-commerce, Carraz afirmou que a integração entre o físico e o on-line está cada vez mais intensa. De acordo com o executivo, o fantasma até virou amigo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Com a pandemia, muito se falava que shopping ia morrer, mas eu nunca tive medo disso. O shopping não vai deixar de existir no Brasil, é algo que está na cultura do brasileiro”.

Shoppings: mudança de estratégia

O gestor da XP também destacou a transformação dos shoppings nos últimos anos. Segundo ele, os centros comerciais vêm se aprimorando para deixar de ser apenas locais de compras e se tornar serviços de lazer, atraindo mais pessoas.

“O shopping vem aprimorando o mix de lojas para se tornar um centro de serviço, lazer e entretenimento. Cada vez mais veremos universidades dentro de shopping. Quanto maior o mix de lojas e serviços, maior o fluxo de pessoas e, consequentemente, o faturamento. É uma equação simples: fluxo gera renda, que gera aluguel.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
igor.grecco@moneytimes.com.br
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar