Pagamentos

Fim do débito automático? Banco Central prevê nova função do Pix; entenda como irá funcionar

21 jun 2023, 12:34 - atualizado em 21 jun 2023, 12:34
Pix automático é anunciado pelo BC (Photo Illustration by Rafael Henrique/SOPA Images/LightRocket via Getty Images)

O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (21) o Pix automático, uma nova modalidade de transferência. O método irá permitir pagamentos recorrentes de forma automática, assim como funciona com o débito automático.

A nova modalidade estará disponível para uso em abril em 2024. Com o Pix automático, empresas podem utilizar o mecanismo para obterem seus pagamentos, como companhias de serviço, academias, escolas, serviços de assinatura, entre outros.

“O Pix automático viabilizará pagamentos recorrentes de forma automática, mediante autorização prévia do usuário pagador. O desenvolvimento do produto é pautado em três pilares: segurança; praticidade para os usuários (pagadores e recebedores); e flexibilidade, de forma a permitir seu uso em múltiplos modelos de negócios, sejam digitais ou por estabelecimentos físicos”, afirma o Banco Central.

Pix automático terá taxas?

Assim como os meios Pix tradicionais, o Pix Automático não será pago.

“O Banco Central vem trabalhando nesse produto desde o final de 2021, desenvolvendo estudos preliminares e conversando com diversos agentes de mercado para mapear gargalos e necessidades, de forma a possibilitar a construção de um modelo bastante adequado à demanda das empresas, independente do setor de atuação, e que enderece as ineficiências e lacunas presentes. Acreditamos que esse produto irá trazer benefícios a todos os atores envolvidos e tem potencial de gerar uma grande economia e incentivar ainda mais a eletronização”, disse Carlos Eduardo Brandt, coordenador do Fórum Pix.

Como será feito?

O BC detalhou que o cliente poderá assinar um contrato com o prestador de serviço, manifestando a intenção de pagar via Pix automático e informar seus dados bancários. Assim, receberá uma notificação no aplicativo do banco para confirmar a autorização. A partir disso, os demais pagamentos serão feitos de forma automática.

Além disso, a autorização poderá ser feita por meio de leitura de QR Code, pelo Pix Copia e Cola ou pelo iniciador de pagamento.

  • Índice de fundos imobiliários (IFIX) atinge os 3.100 pontos voltando aos níveis pré-pandemia, e caminha para 10ª semana seguida de alta: Hora de investir? Assista ao Giro do Mercado de hoje (21) e veja a resposta do analista da Empiricus Research Caio Araújo. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h. 

Cronograma do Pix Automático

  • Junho a agosto de 2023 – Especificação
  • Setembro de 2023 – Publicação das regras (regulamento e manuais)
  • Outubro de 2023 a fevereiro de 2024 – Desenvolvimento dos sistemas
  • Março de 2024 – Testes
  • Abril de 2024 – Lançamento

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.