Economia

Fim do roaming internacional? Brasileiros já podem usar plano de dados fora do país; veja onde

27 jul 2023, 11:42 - atualizado em 27 jul 2023, 11:42
Celula, roaming
Viajantes poderão fazer ligações, enviar mensagens e usar dados móveis sem precisar pagar a mais pelo roaming internacional. (Imagem: Ketut Subiyanto/Pexel)

Os brasileiros que estiverem viajando pelo Chile podem usar o plano de telefonia contratado no Brasil normalmente, sem precisar pagar a mais pelo roaming internacional.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou, na última quarta-feira (26), que a medida é válida para quem está em caráter temporário em território chileno. Ou seja, é aplicável por um período de até 90 dias consecutivos ou de 120 dias não-consecutivos dentro de um ano.

Períodos maiores podem ser negociados com as operadoras e a isenção vale para as ligações, de mensagem SMS e de dados móveis. O mesmo benefício será aplicado aos viajantes chilenos no Brasil.

  • Federal Reserve retoma aperto monetário nos EUA: Como ficam os investimentos estrangeiros na B3? Entenda se o Ibovespa será prejudicado pela decisão com o analista-chefe João Piccioni clicando aqui. Aproveite e inscreva-se no nosso canal e fique ligado no Giro do Mercado, de segunda a sexta, às 12h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fim do roaming internacional

O fim das cobranças adicionais nos serviços de telefonia móvel fora da área de cobertura das operadoras faz parte do Acordo de Livre Comércio firmado entre os dois países.

Além disso, outros projetos visam diminuir o valor ou acabar com a cobrança do roaming internacional. Em 2019, os países do Mercosul assinaram o Acordo para a Eliminação da Cobrança de Encargos de Roaming Internacional aos Usuários Finais do Mercosul.

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.