Financial Times: Brasil mostra que ninguém está acima da lei
“A acusação contra Lula mostra que ninguém está acima da lei”, relata o Financial Times em editorial no qual elogia o purgatório anticorrupção no Brasil. “Talvez nenhum outro país no mundo emergente tenha ido tão longe em erradicar o flagelo da corrupção, e tudo através do estado de direito”, diz o texto publicado no jornal britânico.
Guia do Tesouro Direto: Saiba como investir no Brasil do juro baixo
“A decisão polêmica, que pode levar Lula da Silva atrás das grades, marca a queda triste e desonrosa de um político notável. Mas também mostra que ninguém está acima da lei – um desenvolvimento positivo e até mesmo revolucionário em um país atormentado pelo legalismo extremo, mas também pela grande ilegalidade”, afirma o FT.
O ex-presidente foi lançado como pré-candidato do PT, porém como foi condenado em segunda instância a 12 anos e um mês de prisão e teve o Habeas Corpus negado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), o partido entra em um vácuo no PT a 6 meses da eleição. O juiz federal Sérgio Moro determinou a prisão de Lula na quinta-feira (5).
A expectativa é que Lula recorra ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em busca de uma autorização para se candidatar, já que a Lei da Ficha Limpa prevê a impugnação das candidaturas de políticos condenados em segunda instância. Outros nomes cotados dentro do partido são o do ex-governador da Bahia Jaques Wagner e o do ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad.