Giro do Mercado

Fiscal volta a preocupar no Brasil, mas cenário internacional pesa; ‘aversão ao risco é global’, diz especialista

07 out 2025, 14:48 - atualizado em 07 out 2025, 14:48

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O humor do mercado piorou no início de outubro, segundo a analista Larissa Quaresma, da Empiricus Research. Para a especialista, o cenário negativo para o Ibovespa (IBOV) no início do mês é fruto de preocupações globais e domésticas.

Em entrevista ao Giro do Mercado desta terça-feira (7), apresentado pela jornalista Paula Comassetto, a analista listou os fatores que acabaram ampliando a aversão ao risco em diversos mercados.

  • LEIA TAMBÉM: O Money Times liberou, como cortesia, as principais recomendações de investimento feitas por corretoras e bancos — veja como acessar

“A aversão é global. As preocupações com o fiscal existem, nos Estados Unidos, na França, com pressões por uma renúncia do presidente Emmanuel Macron e no Japão com a eleição de uma nova primeira-ministra mais favorável a uma expansão fiscal”, disse.

Quaresma ressalta que neste cenário menos favorável para ativos de risco, o dólar e o ouro tendem a ampliar suas valorizações. No Brasil, medidas relacionadas a tributação dos investimentos e a reforma do Imposto de Renda (IR) ampliaram as preocupações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O fiscal estava um pouco esquecido e agora o mercado volta a olhar pra ele porque ambas as medidas abrem espaço para aumento de gastos no ano que vem, que é um ano eleitoral”, afirmou.

Nos EUA, a analista lembrou que a paralisação do governo pode aumentar a chance de novos cortes de juros pelo Federal Reserve (Fed) na próxima reunião.

Apesar da distensão diplomática com o Brasil, após uma conversa vista como positiva por Donald Trump e pelo presidente Lula, as tarifas ainda seguem em vigor e o fato não foi consumado como um gatilho positivo para o mercado.

O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais e outros destaques corporativos. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.
gustavo.silva@moneytimes.com.br
Repórter estagiário no Money Times, graduando em jornalismo pela Universidade de São Paulo (USP). Cobre empresas, mercados e agronegócio desde 2024.