Fitch rebaixa rating da EMAE (EMAE3) e a coloca em observação indefinida
A Empresa Metropolitana de Águas e Energia (EMAE) anunciou que teve seu rating nacional de longo prazo rebaixado pela Fitch, saindo de AAA(bra) para AA(bra). Além disso, a agência colocou a nota em “Observação Indefinida”.
De acordo com documento disponibilizado na CVM, a decisão da Fitch é resultado da piora na avaliação da governança corporativa da companhia.
“A Fitch considera que decisões tomadas na alocação do caixa da companhia enfraqueceram a sua liquidez, que, em conjunto com as indefinições no seu controle, fazem com que o perfil de risco da companhia não seja compatível com a classificação anterior”, informou a agência.
No início de outubro, a Sabesp (SBSP3) anunciou acordos para aquisição da maior parte das ações da EMAE, em operação com custo de R$ 1,13 bilhão para a Sabesp deter 70,1% do capital social total da EMAE.
Segundo relatório da Fitch, a Observação Indefinida pode levar mais de seis meses para ser resolvida e reflete a decisão de aquisição pela Sabesp, que pode gerar melhoria de governança, mas com baixa visibilidade das estratégias que seriam adotadas pelo novo controlador.
“A Observação Indefinida também considera que a incerteza em relação ao futuro controle da EMAE pode reduzir a sua flexibilidade financeira, caso haja a necessidade de recursos”, diz a Fitch.
“A companhia informa que, apesar da revisão do rating, sua capacidade operacional não foi impactada e que mantém posição de caixa suficiente para fazer frente às suas obrigações e manter o curso normal de seus negócios”, comentou a EMAE em comunicado ao mercado.