Fleury (FLRY3) vê receita crescer dois dígitos no 3T25 e mantém aquisições em extratégia de expansão
O Grupo Fleury (FLRY3) registrou crescimento de dois dígitos nas receitas no terceiro trimestre, beneficiado, entre outros fatores, por aquisições, que permanecem na estratégia de expansão da companhia de medicina diagnóstica, anunciou a empresa nesta quinta-feira.
De acordo com a presidente-executiva do grupo, Jeane Tsutsui, a companhia – que anunciou no começo da semana a aquisição do laboratório Femme – continua perseguindo uma estratégia clara de crescimento orgânico, mas também inorgânico.
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“Temos uma estrutura de capital que dá espaço para aquisições que sejam estratégicas… no preço adequado”, afirmou Tsutsui em entrevista à Reuters, citando que foram 22 aquisições desde 2017.
A alavancagem medida pela relação entre dívida líquida e Ebitda ficou em 1 vez ao final de setembro, em trimestre que registrou geração de caixa operacional de R$718,5 milhões, aumento de 28,6% comparado com o mesmo período do ano anterior.
No terceiro trimestre, a receita bruta subiu 11,5% ante o mesmo período do ano passado, para quase R$2,4 bilhões, com as operações de medicina diagnóstica voltadas ao cliente final crescendo 16% — 12,9% orgânico.
A partir de julho, a companhia passou a capturar os resultados da aquisição do laboratório Confiance, na região de Campinas, no interior de São Paulo. Em setembro, o mesmo processo passou a ocorrer com o Hemolab, de Minas Gerais.
Além do efeito das aquisições, os números também refletiram aumento de participação de mercado e efeito calendário positivo, conforme dados divulgados pela companhia.
A marca Fleury registrou uma expansão de 12,2% na receita no trimestre ano a ano, enquanto as demais marcas tiveram incremento de 27,1% (+12,1 orgânico) no Estado de São Paulo, acréscimo de 15,5% (+13,8% orgânico) em Minas Gerais, aumento de 10,4% no Rio de Janeiro e crescimento de 17,6% nas regionais.
A empresa afirmou que o atendimento móvel apurou elevação de 11,6%, representando 7,8% da receita total.
De acordo com o balanço, o Grupo Fleury realizou 44,3 milhões de exames no segmento voltado ao cliente final, um crescimento de 15,6%, que a empresa afirma ser essencialmente orgânico e acompanhado por aumento da receita bruta por exame.
O resultado operacional medido pelo Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) cresceu 11,5%, para R$599,4 milhões, com a margem estável em 27,4%. Projeções compiladas pela LSEG apontavam R$583,20 milhões.
Lucro menor da Fleury
O lucro líquido do grupo somou R$184,9 milhões, com margem de 8,4%, abaixo dos R$190,7 milhões e 9,7% um ano antes, em razão do aumento das despesas financeiras diante da elevação das taxas de juros.
Ainda assim, o número ficou acima da média de previsões compiladas pela LSEG, de lucro de R$179,92 milhões.
O resultado financeiro ficou negativo em R$130,2 milhões, ante performance negativa de R$96,1 milhões um ano antes.
De acordo com a empresa, efeitos de depreciação e amortização por maiores investimentos em TI e Digital também pesaram na última linha do balanço.
O capex aumentou 11,8%, para R$126 milhões, com mais investimentos em TI/Digital que o grupo avalia que permitirão ganhos de eficiência nos próximos anos.