Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

FMI reduz projeção de crescimento global e espera Reforma da Previdência em 2019

09/04/2019 - 10:43
Fatores macroeconômicos e tensões geopolíticas explicam redução das projeções

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou o WEO (World Economic Outlook) nesta terça-feira (9), no qual reduz a projeção de crescimento global para 3,3% – frente projeção anterior de 3,5% em janeiro último.

Como declarar investimentos no IR? Baixe agora o nosso guia completo

De acordo com Gina Gopinath, economista-chefe do FMI, “a escalada das tensões entre China e EUA, a necessidade de contração de crédito na China, estresses macroeconômicos na Turquia e na Argentina, interrupções no setor automotivo da Alemanha e apertos monetários diante da normalização da política monetária nas maiores economias avançadas” explicam a menor expansão do PIB mundial.

Neste sentido, o FMI projeta desaceleração do crescimento em 70% das economias durante 2019, embora acredite em melhoria do crescimento no segundo semestre deste ano, com retorno de maior expansão do nível global de produto para 3,6% em 2020. “A recuperação é precária e prevista em uma recuperação dos mercados emergentes e das economias desenvolvidas, nas quais o crescimento deverá acelerar de 4,4% para 4,8%.

Brasil em foco

Durante a conferência de imprensa, a economista-chefe Gina Gopinath foi questionada sobre a relação entre Reforma da Previdência e menores projeções de crescimento para o Brasil. Para a economista, “a reforma previdenciária é importante para qualquer país”, e “espera-se resolução neste ano”.

Complementando Gopinath, a pesquisadora-chefe Oya Celasun da divisão de World Economic Studies disparou: “esperamos aprovação em algum momento de 2019”.

O FMI reduziu a projeção de expansão do PIB do Brasil de 2,5% para 2,5% em 2019. Para 2020, elevou de 2,2% para 2,5% – muito em decorrência da expectativa de aprovação da Reforma da Previdência.

Confira abaixo íntegra do WEO:

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Valter Outeiro da Silveira - 09/04/2019 - 10:45

Cotações Crypto
Pela Web