Focus, petróleo e cenário internacional: veja o que mexe com os mercados nesta semana
O mercado abre a semana atento às atualizações no Boletim Focus, elaborado por economistas consultados pelo Banco Central (BC). A expectativa é que o enfraquecimento da inflação possa antecipar o debate sobre um eventual corte de juros no Brasil.
No Giro do Mercado desta segunda-feira (8), a jornalista Paula Comassetto recebeu Juliana Caveiro, repórter do Money Times, para comentar sobre os principais destaques que mexem com o mercado nesta semana.
- CONFIRA: Está em dúvida sobre onde aplicar o seu dinheiro? O Money Times mostra os ativos favoritos das principais instituições financeiras do país; acesse gratuitamente
Após 14 semanas de revisões baixistas, a projeção de inflação para 2025 se manteve em 4,85%, enquanto a estimativa para 2026 segue caindo e chegou a 4,3%.
No cenário internacional, as apostas seguem aumentando para um corte de juros nos Estados Unidos na semana que vem, quando o Federal Reserve decidirá e anunciará a decisão de seus diretores.
Olhando para o setor petroleiro, a Opep+ anunciou um novo aumento na produção de petróleo a partir de outubro, o que acabou impactando a cotação da commodity no mercado global.
Além disso, em cúpula virtual, o Brics+ — bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul e outros — voltou a discutir impactos do tarifaço global.
Entre os destaques corporativos, o mercado acompanha a aprovação da fusão entre BRF (BRFS3) e Marfrig (MRFG3), que dará origem a MBRF.
A redução da participação de Sergio Zimerman na Petz (PETZ3) e a saída de João Carlos Mansur da Reag Investimentos (REAG3) após a Operação Carbono Oculto também estão no radar.
O programa ainda abordou o desempenho dos mercados globais e outros destaques corporativos. Para acompanhar o Giro do Mercado na íntegra, acesse o canal do Money Times no YouTube.
- SAIBA MAIS: O que pensam os líderes de grandes empresas e gestoras financeiras? O programa Money Minds traz entrevistas exclusivas; veja agora