Jornalismo

Fora da “bolha”: jornalistas estrangeiros reclamam de tour sem reportagem

20 jul 2021, 16:12 - atualizado em 20 jul 2021, 16:12
Jornalistas
Veículos estrangeiros protestaram que elas restringem a sua liberdade de imprensa, segundo a agência de notícias Kyodo (Imagem: REUTERS/Kai Pfaffenbach)

Repórteres estrangeiros cobrindo a Olimpíada de Tóquio ficaram surpresos ao descobrir que o que pensavam que era uma chance de fazer reportagens fora da “bolha” da imprensa foi na verdade um passeio turístico socialmente distanciado.

Com a esperança de cobrir a Tóquio além dos Jogos na segunda-feira, foram transportados por apressados organizadores de um ponto turístico vazio para outro durante duas horas.

Repórteres estrangeiros, praticamente confinados pelas regras de Covid-19 a seus hotéis e instalações olímpicas, já se irritaram com medidas como rastreamento por GPS e proibição de entrevistar pessoas comuns.

Alguns veículos japoneses, por outro lado, têm vigiado visitantes para ver se eles quebram a quarentena.

Com a cerimônia de abertura na sexta-feira, organizadores dizem que as limitações são uma maneira justa para o Japão enfrentar a disseminação da pandemia.

Veículos estrangeiros protestaram que elas restringem a sua liberdade de imprensa, segundo a agência de notícias Kyodo.

Mikai Asai, da Diretoria de Turismo do Japão, afirmou que a ideia era dar aos confinados repórteres um tempo livre para explorar a capital com segurança.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
reuters@moneytimes.com.br
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar