Alimentos

Fraca demanda por chocolate indica baixo processamento de cacau

18 jul 2020, 15:00 - atualizado em 15 jul 2020, 10:38
Os futuros do cacau estão próximos dos níveis mais baixos desde 2018 (Imagem: Unsplash/@rodrigoflores_photo)

A queda da demanda por chocolate durante as quarentenas deve ter reduzido o processamento de cacau no maior volume desde pelo menos 2015 no segundo trimestre, segundo pesquisas da Bloomberg.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O processamento – onde o grão é transformado em produtos usados em confeitaria – deve ter caído 8% em relação ao ano anterior na América do Norte e na Europa, a maior região consumidora, segundo analistas, operadores e corretores.

Na Ásia, que liderava uma expansão em processamento antes do surto de coronavírus, a taxa deve ter diminuído 9,3%.

Os números oficiais a serem divulgados no fim desta semana podem mostrar uma imagem mais clara da demanda com o fechamento de pontos de venda no mundo todo e menos compras por impulso.

Os futuros do cacau estão próximos dos níveis mais baixos desde 2018. Especuladores se tornaram mais pessimistas recentemente, e dados negativos de processamento podem levar a mais apostas de baixa, disse o Citigroup no início deste mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Considerando que nunca experimentamos um choque tão grande na demanda global como este antes, o relatório de esmagamento do segundo trimestre é essencial para preparar o cenário daqui para frente”, disse David Cutler, vice-presidente de soft commodities da RJ O’Brien, em Londres.

Os dados de esmagamento “devem dar ao mercado um bom reflexo de quão ruim foi o impacto na demanda, e como e se a demanda começou a se recuperar em meio à reabertura das economias em meados de junho”.

Na semana passada, a gigante de processamento de cacau Barry Callebaut disse que seu volume de vendas caiu 14% nos três meses até maio, quando a maioria das quarentenas foi imposta.

Embora a empresa tenha apontado que as recentes vendas em partes da Europa e Ásia deem motivos para otimismo, analistas alertam que uma recuperação completa levará tempo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Embora os índices acionários globais tenham se recuperado em curto espaço de tempo, principalmente devido a quantidades recordes de estímulo de bancos centrais, a demanda por cacau não tem esse luxo”, disse Cutler, da RJ O’Brien. “A recuperação até a demanda pré-pandemia para o cacau é amplamente vista como uma jornada árdua pela frente.”

A Associação Europeia de Cacau e a Associação Nacional de Confeiteiros devem divulgar dados na quinta-feira, enquanto a Associação de Cacau da Ásia publicará os números no dia seguinte. Dados divulgados na segunda-feira mostraram que o esmagamento na Malásia caiu 7,2% no segundo trimestre.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
bloomberg@moneytimes.com.br

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar