Política

Francischini será o relator da PEC paralela da reforma da Previdência na CCJ da Câmara

18 dez 2019, 17:11 - atualizado em 18 dez 2019, 17:12
Francischini decidiu avocar para si a proposta da PEC paralela (Imagem: Vinícius Loures/Câmara dos Deputados)

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), deputado Felipe Francischini (PSL-PR), será o relator da PEC paralela da reforma da Previdência. Ele decidiu avocar para si a proposta, que permite a adesão dos estados, Distrito Federal e municípios às novas regras de aposentadoria instituídas para os servidores públicos federais, entre outros pontos.

A PEC 133/19 já passou pelo Senado e aguarda exame de admissibilidade na CCJ. Se for aprovada, seguirá para uma comissão especial, que deverá analisar o mérito do texto.

O texto altera outros pontos da Previdência, incluindo alguns que entraram em vigor recentemente com a promulgação da reforma (Emenda Constitucional 103). A PEC trata de assuntos como contribuição mínima de homens à Previdência, cálculo do benefício para as mulheres e aposentadoria por incapacidade.

Na segunda-feira (16), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, defendeu que os deputados aprovem apenas os dispositivos que possibilitam a adesão dos entes federados às regras dos servidores públicos federais.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.