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Franqueadoras: Entenda por que são decisivas para a sustentabilidade de um negócio

09 maio 2022, 13:43 - atualizado em 28 jun 2022, 10:53
franquias
Veja como uma franqueadora impacta na sustentabilidade de um negócio (Imagem: Pixabay/StockSnap)

Quando empreendedores decidem abrir um negócio no modelo de franquia, enfrentam o grande desafio da gestão. Entretanto, esse desafio pode ser facilitado com o suporte de franqueadoras.

Isso porque administrar uma empresa repercute no conceito de sustentabilidade nos negócios, que relaciona diretamente a gestão do espaço empresarial com os conceitos econômico, social e ambiental.

A linha do tempo do franchising no Brasil demonstra que o setor vem crescendo gradativamente nos últimos 20 anos, validando o conceito econômico. É um convite a quem deseja empreender ou trabalhar na área.

Compreender esses três valores cada vez mais evidentes no mundo corporativo é fundamental para valorizar o suporte das franqueadoras, visto que esse formato de gestão impacta diretamente na sustentabilidade dos negócios — o termo passou a ser utilizado com frequência depois da Cúpula Mundial sobre o Desenvolvimento Sustentável em Joanesburgo.

Fazer a gestão sobre esses três aspectos significa integrar objetivos de lucratividade da empresa, o cuidado para com os colaboradores e um olhar voltado à ecologia.

Entendendo o conceito econômico, social e ambiental

No econômico, avalia-se a estabilidade e a lucratividade da empresa e de todo o sistema envolvido, além da otimização de custos e o não uso de práticas desleais, inclusive com a concorrência.

Nesse setor é fundamental uma cultura de fatos e de dados para decisões administrativas.

Para atingir os objetivos da empresa é necessário traçar metas baseadas em lacunas, além de ter o domínio do time e uma gestão do conhecimento técnico existente na equipe.

O social é fundamental para a operação do negócio, visto que envolve todo o capital humano das empresas. É o impacto gerado sobre a comunidade na qual está inserida: colaboradores, sócios, fornecedores, prestadores de serviços, e, consequentemente, os respectivos familiares.

Internamente, é necessário treinar, inspirar, tirar os colaboradores da zona de conforto e contribuir para que eles se desenvolvam. O pilar social, dos três, é o mais importante porque impacta em todo o contexto do negócio.

A cultura da empresa se desenvolve a partir do seu capital humano, por isso, é necessário implementar um comportamento de alta performance e rendimento, mas também com honestidade intelectual alinhada com a missão, visão e valores da companhia.

Nesse aspecto social, também estão inseridas as práticas salariais, reconhecimento por meritocracia, progressão de carreira e ações voltadas à qualidade de vida dos funcionários. É fundamental uma liderança que motive.

Como conceito ambiental, são as práticas ecológicas desenvolvidas pelas empresas e seus colaboradores.

Nesse aspecto, precisa ter uma integração com os valores da companhia, uma postura de cuidados ecológicos integra a cultura da empresa.

Na gestão, será preciso priorizar a contratação de fornecedores e prestadores que tenham como premissa o cuidado para com o meio ambiente e, internamente, pessoas que prezem por redução de uso dos materiais descartáveis, redução de consumo de energia elétrica, diminuição do uso da água e prática de descarte correto de resíduos.

Unir esses três conceitos é fundamental para dizer que a empresa se enquadra no termo de sustentabilidade de negócios, razão pela qual a gestão está entre os principais desafios do empreendedor.

De que forma o suporte das franqueadoras podem contribuir para um negócio sustentável?

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019), confirmam a estabilidade do setor que saiu de um faturamento de 139.593 bilhões de reais na primeira série para 186.755 bilhões em 2019.

No aspecto econômico, as franquias são marcas estabelecidas no mercado, com diversas unidades e em diferentes regiões, possibilitam o impulsionamento de lucros e como os números mostram, têm estabilidade.

O formato diferenciado de cada negócio – loja, quiosque, container – possibilita uma melhor avaliação de custos e do retorno financeiro, além da franquia  ser diferenciada porque o suporte da franqueadora está disponível desde a implantação, passando pela operação e gerenciamento.

No conceito social, o suporte da franqueadora contribui para escolha da equipe de colaboradores, auxilia no jurídico e ações de comunicação e marketing.

São desenvolvidos treinamentos constantes para os funcionários e mentorias com a rede de empreendedores e franqueados da marca. É o processo de compartilhamento de know-how, fundamental para êxito do negócio e também para o desenvolvimento do capital humano.

No ambiental, as franquias têm operações padronizadas e enxutas com fornecedores homologados. Há uma gestão com processos de produção mais sustentáveis, produtos com maior tempo de vida útil e que priorizam o cuidado ecológico com descarte de resíduos.

As franquias são modelos de negócios que seguem tendências, recebem consumidores diferenciados e exigentes, neste sentido, há necessidade de estratégias cada vez mais sustentáveis.

É a integração dos fatores econômicos, sociais e ambientais que fazem a sua empresa ter sustentabilidade nos negócios.

Leonardo Castelo é presidente da 300 Franchising Exponencial, maior holding aceleradora de franquias do país em número de unidades e com R$ 2,2 bilhões de faturamento sellout. É co-founder da Ecoville, maior rede franquias de produtos de limpeza do Brasil. É Empreendedor Endeavor Global e Empreendedor do Ano EY, considerado o Oscar do empreendedorismo mundial. Foi eleito, em 2019, pela revista Harvard Bussiness como um dos 50 melhores presidentes de empresas do país. É presidente de honra do Instituto Brasileiro de Franquias e diretor vertical de franquias do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). É autor do Best Seller “Sonhe, Acredite e Faça”, da Editora Gente.

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Leonardo Castelo é presidente da 300 Franchising Exponencial, maior holding aceleradora de franquias do país em número de unidades e com R$ 2,2 bilhões de faturamento sellout. É co-founder da Ecoville, maior rede franquias de produtos de limpeza do Brasil. É Empreendedor Endeavor Global e Empreendedor do Ano EY, considerado o Oscar do empreendedorismo mundial. Foi eleito, em 2019, pela revista Harvard Bussiness como um dos 50 melhores presidentes de empresas do país. É presidente de honra do Instituto Brasileiro de Franquias e diretor vertical de franquias do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). É autor do Best Seller “Sonhe, Acredite e Faça”, da Editora Gente.
Leonardo Castelo é presidente da 300 Franchising Exponencial, maior holding aceleradora de franquias do país em número de unidades e com R$ 2,2 bilhões de faturamento sellout. É co-founder da Ecoville, maior rede franquias de produtos de limpeza do Brasil. É Empreendedor Endeavor Global e Empreendedor do Ano EY, considerado o Oscar do empreendedorismo mundial. Foi eleito, em 2019, pela revista Harvard Bussiness como um dos 50 melhores presidentes de empresas do país. É presidente de honra do Instituto Brasileiro de Franquias e diretor vertical de franquias do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE). É autor do Best Seller “Sonhe, Acredite e Faça”, da Editora Gente.
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