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Franquias faturam R$ 43,3 bilhões no 1º trimestre, alta de 8,8%, diz ABF

31 maio 2022, 13:43 - atualizado em 31 maio 2022, 13:47
franquias
Faturamento de franquias cresce, mas inflação e alta do juros são fatores preocupantes, ainda mais após o crescimento de repasses (Imagem: Unsplash/GeoJango Maps)

O setor de franquias faturou R$ 43,3 bilhões no primeiro trimestre de 2022, alta de 8,8% na comparação com o mesmo período do ano passado, mostra pesquisa divulgada pela ABF (Associação Brasileira de Franchinsing) nesta terça-feira (31).

“Esse desempenho foi alavancado pela retomada das atividades presenciais (tanto no trabalho, como no convívio social) e de hábitos dos consumidores, uma recuperação mais forte na área de serviços e a manutenção dos bons resultados dos canais digitais”, diz a ABF.

Segundo André Friedheim, presidente da ABF, a inflação e alta dos juros continuam a ser pontos de atenção para as franquias.

A pesquisa do balanço do setor de 2021 já apontava que 67% das marcas afirmaram ter repassado o impacto da inflação através do ajuste de preços, mas na média de apenas 30% do impacto total recebido.

Expansão continua, mas repasses de franquias cresce

Ainda assim, a maioria das marcas continuou os planos de expansão, visto que os números do primeiro trimestre aponto um acréscimo de 2.771 novas lojas em operação.

“Entre janeiro e março deste ano foram inauguradas 4,0% operações frente a 3,3% no mesmo período do ano passado, e encerradas 2,2%, com um saldo positivo de 1,8%”, diz a ABF.

Por outro lado, os repasses, quando a loja vai mal e o franqueado passa o comércio para outro, registraram uma leve alta subindo de 0,5% das unidades no primeiro trimestre de 2021 para 0,8% em igual período de 2022.

Ainda de acordo com a ABF, o setor de moda foi o que registrou a maior alta no faturamento, com crescimento de 13,5% devido à retomada de eventos presenciais e da consequente maior movimentação em shopping centers e outros locais de grande circulação de pessoas.

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Formado em jornalismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie em Julho de 2021. Bruno trabalhou no Money Times, como estagiário, entre janeiro de 2019 e abril de 2021. Depois passou a atuar como repórter I. Tem experiência com notícias sobre ações, investimentos, empresas, empreendedorismo, franquias e startups.
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