BusinessTimes

Franquias: Investimento de R$ 800 se torna negócio com faturamento de R$ 49 milhões no ano; conheça

11 dez 2023, 16:22 - atualizado em 11 dez 2023, 16:22
Franquias
A marca entrou no sistema de franquias em julho de 2022 (Imagem: Divulgação/American Burger)

Em 2015, Camila Guerra abriu hamburgueria dentro de casa após ter trancado a faculdade e estar desempregada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Motivada pelo impulso de “não ficar parada”, segundo a empreendedora, a empresa que começou com um investimento de R$ 800 se transformou em um negócio faturamento de R$ 49 milhões em 2022.

Inicialmente, Camila se cadastrou em uma plataforma de entregas por aplicativo e ali passou a vender seus produtos.

A primeira loja física foi aberta em 2018, no bairro de Nova Lima, em Belo Horizonte. Atualmente, a empresa conta com 30 unidades espalhadas por Minas Gerais e Santa Catarina, sendo que desse total, nove são franquias.

Nesse sentido, a marca que é associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) não tinha planos de entrar para o sistema de franquias no começo, mas mudou de ideia em julho de 2022, “a partir da demanda de alguns amigos e de pessoas pelas redes sociais”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Franquias: Lucro de R$ 52,5 mil

O investimento inicial para comprar uma franquia da marca é de R$ 300 mil, com payback (retorno) e breakeven (equilíbrio) chegando em até 18 meses.

O faturamento mensal médio atinge a ordem de R$ 350 mil, com lucro mensal de 12% a 15%. Pelos cálculos, são ganhos de R$ 52,5 mil por mês, considerando a maior porcentagem.

Ao Money Times, Camila destacou que, inicialmente, os maiores desafios que os franqueados enfrentam são:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • a construção da marca;
  • competição no mercado local;
  • gestão operacional eficiente;
  • garantia da consistência do produto.

“A franqueadora percebeu esses desafios ao analisar o desempenho das unidades, receber feedback dos franqueados e ajustar estratégias para superar obstáculos específicos em diferentes regiões”, disse.

Ainda nesse sentido, a executiva destacou que o total de custos e despesas para manter uma unidade fica em torno de R$ 24 mil, mas que isso pode variar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
janaina.silva@moneytimes.com.br
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar