Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Frigoríficos e indústria automotiva brilham no 3º trimestre; veja os destaques da temporada

Diana Cheng
22/11/2021 - 15:25
B3, Ibovespa, Mercados, Ações
A Genial Investimentos teve a maior surpresa na temporada de resultados do terceiro trimestre, com 70% dos resultados vindo em linha ou acima do esperado (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

Analistas do mercado não tiveram problema em concordar que os resultados do terceiro trimestre do ano apresentaram mais surpresas positivas do que negativas. Apesar de ter sido uma temporada mais fraca do que as anteriores, as empresas conseguiram reportar bons números, principalmente na base de comparação anual.

Entre as instituições que fizeram o balanço da temporada, a Genial Investimentos foi a que mais se surpreendeu com o saldo final: 70% dos resultados sob a cobertura da corretora vieram em linha ou acima do esperado.

Para a XP Investimentos, 64% das empresas apresentaram números acima das expectativas, 11% reportaram relatórios em linha com as projeções e os 26% restantes ficaram aquém do esperado.

O Safra teve a reação mais branda entre as três instituições. Na avaliação do banco, o terceiro trimestre foi mais equilibrado em termos de surpresa, com 40,7% dos balanços vindo acima do esperado e outros 40,7% ficando abaixo das expectativas. O restante (18,5%) veio em linha com as projeções do banco.

Ainda assim, a leitura da instituição sobre os números do terceiro trimestre foi mais positiva, com o volume financeiro de receita, Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) e lucro vindo acima das expectativas em 7,7%, 2,8% e 5,3%, respectivamente.

Frigoríficos e indústria automotiva brilham no trimestre

Dois setores se sobressaíram nessa temporada, segundo Genial e XP. A indústria de alimentos foi bem representada pelas empresas frigoríficas, que conseguiram apresentar bons resultados mesmo com a alta dos preços das commodities. Destaque para a Marfrig (MRFG3), com números recordes nas operações dos Estados Unidos e da América do Sul.

WEG
A WEG reportou lucro quase 9% acima das estimativas da XP, reflexo do desempenho positivo nos mercados interno e externo (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

As empresas de bens de capital venceu o desafio da falta de semicondutores na indústria automotiva e chegou a surpreender o mercado. A WEG (WEGE3), por exemplo, reportou lucro quase 9% acima das estimativas da XP, refletindo um desempenho positivo nos mercados interno e externo.

Ainda no universo automotivo, vale mencionar o desempenho das locadoras de veículos, com destaque para Movida (MOVI3). Segundo a XP, a empresa registrou forte desempenho no segmento de aluguel de frotas e uma dinâmica positiva de venda de seminovos.

Para o Safra, além das empresas de locação de carros, distribuidoras de energia e empresas do setor de petróleo e gás divulgaram os melhores números do trimestre.

Seguradoras e empresas de saúde decepcionam

As decepções da temporada vieram principalmente de seguradoras, segundo a Genial. As companhias não conseguiram se beneficiar da alta dos juros; isso só vem após a estabilização do mercado.

Outro setor que reportou resultados abaixo do esperado foi o de empresas ligadas a planos de saúde, que acabaram sentindo maior impacto de procedimentos eletivos, visto que a população está voltando à normalidade.

Para a XP, as siderúrgicas e mineradoras mostraram resultados piores do que o estimado. A pressão veio principalmente dos preços do minério de ferro, com números mais baixos. Uma das exceções foi Gerdau (GGBR4), que se beneficiou do aumento dos volumes em todas as suas unidades de negócio, refletindo o forte desempenho da indústria do aço.

Última atualização por Kaype Abreu - 22/11/2021 - 15:25

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web