Fundo imobiliário BRCO11 aluga imóvel aos Correios; valor do aluguel será 29% maior

O fundo imobiliário Bresco Logística (BRCO11) assinou um novo contrato de locação com os Correios para uma área de 15.605 m² no imóvel “Bresco Contagem”, localizado em Minas Gerais.
Segundo fato relevante divulgado ao mercado, a metragem representa 23% da área bruta locável (ABL) do galpão e equivale a 3,4% da ABL total do FII.
- Com baixa adesão à pressão comercial, Trump sobe o tom contra países do Brics: Veja análise do impactos da medida para os investidores no Giro do Mercado de hoje:
A locação teve início nesta segunda-feira (7), condicionada à desocupação antecipada do espaço pelas Lojas Americanas (AMER3), que era a locatária e já havia pedido a rescisão do contrato anterior.
O fundo e a varejista firmaram um acordo para liberar o imóvel antes do prazo previsto inicialmente, permitindo, assim, a entrada da estatal.
O novo contrato com os Correios terá vigência de cinco anos e prevê um aluguel 29,4% superior ao valor pago anteriormente pela Americanas. O impacto positivo estimado é de aproximadamente R$ 0,03 por cota.
Além disso, o BRCO11 será responsável por realizar obras de adequação no espaço, que serão feitas em paralelo ao início das operações da estatal no imóvel.
Em caso de rescisão antecipada, os Correios deverão cumprir um aviso prévio de seis meses e pagar multa equivalente a 12 vezes o valor do aluguel vigente, proporcional ao período restante de contrato e reajustada pelo IPCA.
O imbróglio dos Correios com o TRBL11
Enquanto ganha um novo endereço, a estatal ainda lida com uma queda de braço com o fundo imobiliário Tellus Rio Bravo Renda Logística (TRBL11), que ocorre desde outubro de 2024.
O impasse entre o FII e os Correios teve início com a identificação de problemas em um galpão também localizado em Contagem (MG). Após identificar danos no imóvel, a agência suspendeu as atividades no local.
Alguns dias depois, a Defesa Civil determinou a interdição parcial do espaço e o monitoramento contínuo do centro logístico. Porém, após nova vistoria, o órgão determinou a interdição total do ativo.
Já em dezembro, o TRBL11 anunciou a liberação do imóvel. Na época, o galpão passou por intervenções realizadas pelo fundo e por vistoria de diversas autoridades. Mesmo com a liberação, os Correios não retomaram as operações no empreendimento.
Em março deste ano, o imbróglio ganhou maiores proporções, quando a estatal decidiu rescindir unilateralmente o contrato de locação do imóvel.
Com a decisão, os Correios estabeleceram um prazo para a desocupação do espaço, que deverá ser realizada até 18 de agosto.
No entanto, segundo o relatório gerencial do TRBL11 de maio deste ano, a agência informou que vai permanecer no galpão durante o período, mas sem efetuar o pagamento dos aluguéis.
A gestora do FII, a Rio Bravo, afirmou no documento que a decisão “está sendo tratada como inadimplência e objeto de cobrança administrativa pelo fundo”.
Já em relação à operação do imóvel, a gestora do TRBL11 afirmou que já está analisando as opções de locação e que acredita na rápida recolocação do espaço no mercado.
*Com informações do Seu Dinheiro.