Fundos Imobiliários

Fundo imobiliário é notificado sobre saída antecipada de inquilina que responde por 32,7% da receita; veja os impactos

19 mar 2026, 8:55 - atualizado em 19 mar 2026, 8:55
galpao-logistico-vazio-
Fundo imobiliário é notificado sobre saída antecipada de inquilina que responde por 32,7% da receita; veja os impactos (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

O fundo imobiliário NewPort Logística (NEWL11) anunciou, por meio de fato relevante, que foi notificado pela Brinox Metalúrgica, uma de suas locatárias, sobre a intenção de desocupar integralmente um galpão localizado em Caxias do Sul (RS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o documento, a empresa é a única inquilina do ativo, que é denominado NewLOG Caxias do Sul, e já sinalizou que cumprirá o prazo de aviso prévio previsto em contrato, de 18 meses, antes da devolução do imóvel.

Apesar da saída, o FII destacou que não deve haver impacto imediato nos rendimentos. Isso porque, embora a Brinox represente 32,7% da receita contratada, a locação prevê multa compensatória em caso de rescisão antecipada.

A penalidade acordada pode variar entre o pagamento de 6 a 12 vezes o valor do aluguel, a depender do estágio do contrato.

Atualmente, a locação gera cerca de R$ 1,07 milhão mensais ao fundo imobiliário, montante que ainda será corrigido pelo IPCA ao longo do período do aviso prévio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Considerando os termos do contrato, não deverá ter impactos imediatos na receita ou nos rendimentos”, disse o NEWL11 no comunicado.

Estratégia para o ativo

O FII também afirmou que já trabalha em um plano para o galpão, que possui 79.675 metros quadrados (m²) de área de terreno, alinhado à estratégia de geração de valor.

De acordo com o fato relevante, o projeto envolve a transformação do ativo em um imóvel de renda urbana, com o objetivo de aumentar o NOI (resultado operacional).

Além dessa unidade em Caxias do Sul, o portfólio do NEWL11 inclui outro empreendimento logístico localizado em Goiânia, que conta com três locatárias e responde pelos 67,3% restantes da receita contratada.

Portfólio do NEWL11 (Imagem: divulgação)
Portfólio do NEWL11 (Imagem: divulgação)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
Jornalista formado e com MBA em Planejamento Financeiro e Análise de Investimentos. Passou pelas redações da TV Band, UOL, Suno Notícias e Agência Mural, e foi líder de conteúdo no 'Economista Sincero'. Hoje, atua como repórter no Money Times.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar