Fundo imobiliário convoca cotistas para discutir mudança de gestão; entenda a proposta

A Rio Bravo, atual administradora do XP Corporate Macaé (XPCM11), e a XP Gestão de Recursos, gestora do FII, convocaram os cotistas para discutir uma proposta de mudança no fundo imobiliário.
Segundo comunicado divulgado ao mercado, a consulta formal foi solicitada por um investidor que detém mais de 5% das cotas emitidas.
O principal item em pauta é a substituição da Rio Bravo pela Oslo Capital como nova administradora fiduciária, e da XP Gestão de Recursos pela Urca Gestão como nova gestora do FII.
- Energia elétrica puxa inflação em maio, mostra IPCA-15; Veja o que mais mexe com o Ibovespa nesta terça-feira (27) no Giro do Mercado
Se aprovada, a mudança resultará na redução da taxa de administração para 1% ao ano sobre o patrimônio líquido do fundo imobiliário.
Além disso, será concedido um desconto de 50% sobre as taxas de administração e gestão que foram provisionadas — e ainda não pagas — entre setembro de 2024 e a data da efetiva transição.
Como votar
Os cotistas poderão se manifestar, de forma on-line, até as 15h do dia 25 de junho de 2025, por meio das seguintes opções:
- Plataforma digital: via link enviado por e-mail pela Rio Bravo.
- Carta-resposta: conforme modelo disponível no site da administradora e da CVM.
- Área do Investidor da B3: pelo sistema eletrônico de voto à distância.
A aprovação da troca de administração e gestão exige maioria dos votos dos cotistas participantes, desde que representem, no mínimo, 25% das cotas emitidas pelo fundo imobiliário.