Mercados

Fundos de ações de dividendos, livre e índice ativo têm melhores rendimentos nos últimos 3 anos

23 nov 2024, 11:00 - atualizado em 22 nov 2024, 19:26
fundos de investimento btg pactual recomendações para o segundo semestre
(Imagem: Getty Images/Canva Pro)

Dividendos, livre e índice ativo obtiveram os melhores rendimentos nos fundos de ações, segundo um estudo realizado pelo Quantum. Os rendimentos dos fundos ficaram em 32,40%25,96% e 24,06%, respectivamente, no período de três anos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Multiplicação por até 300 vezes?Especialistas recomendam criptomoeda com fundamentos sólidos que pode se beneficiar da perda de dominância do Bitcoin nos próximos meses

Em contrapartida, os fundos de sustentabilidade/governança e small caps apresentaram perdas de 0,35% e 2,60%, respectivamente. No mesmo período, o Ibovespa acumulou alta de 25,33%.

O estudo analisou fundos de ações com gestão ativa em cinco períodos de tempo, incluindo outubro de 2024 e janelas retroativas de 6, 12, 24 e 36 meses. Os retornos foram calculados com base na média ponderada pelo Patrimônio Líquido (PL) e pelo número de fundos em cada grupo, com data de referência em 31 de outubro de 2024.

Conforme a classificação da Anbima, os fundos foram agrupados em sete categorias: dividendos, índice ativo, investimento no exterior, livre, small caps, sustentabilidade/governança e valor/crescimento.

Desempenho em dois anos, 1 ano, seis meses e um mês

Na análise de dois anos, conforme dados da Quantum, os fundos de investimento no exteriorações livre e ações dividendos lideraram o desempenho, com retornos de 26,65%20,36% e 14,50%, respectivamente. Por outro lado, os fundos de Small Caps tiveram o pior desempenho, com uma queda de 8,50%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No período de um ano, os fundos de investimento no exterior obtiveram um retorno de 20,65%, seguidos por ações livre (17,37%) e ações dividendos (12,51%). Outras categorias apresentaram os seguintes resultados: ações índice ativo (10,24%), ações valor/crescimento (9,73%), ações sustentabilidade/governança (5,23%) e ações Small Caps, que registraram 0,21%, mantendo-se praticamente estáveis. No mesmo período, o Ibovespa subiu 12,74%.

Em seis meses, os melhores desempenhos continuaram com os fundos de investimento no exterior (3,63%), ações livre (1,90%) e ações dividendos (0,94%).

Já em um mês, os fundos de ações dividendos e ações índice ativo apresentaram os piores retornos, com quedas de 2,59% e 2,53%, respectivamente. Em contraste, os fundos de investimento no exterior ficaram estáveis, com 0,00% de variação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar