Fundos imobiliários: A estratégia da Mérito que a fez ser uma das maiores pagadoras de dividendos no ano
Como uma das maiores pagadoras de dividendos no primeiro semestre de 2024, o fundo imobiliário Mérito Desenvolvimento Imobiliário (MFII11) distribuiu R$ 7,23 por cota, o que representa um dividend yield semestral de 7,02% e anual de 13,28%.
Em janeiro, o FII fechou o mês com a maior valorização do índice de fundos imobiliários (Ifix), de 13%.
- LEIA TAMBÉM: 5 fundos imobiliários para comprar agora e buscar “aluguéis” na conta em forma de proventos
O bom desempenho se deve, principalmente, pela atuação no segmento residencial, com foco em imóveis populares enquadrados no programa Minha Casa, Minha Vida e empreendimentos de médio padrão.
Associado a isso, a expectativa de cortes na taxa Selic durante o ano incentivaram a performance do fundo até o momento em que esse era o cenário.
Agora, com a mudança de tom na condução da política monetária por parte do Banco Central, a Mérito avalia que saber aproveitar as boas oportunidades do mercado é o que faz com que os fundos da casa entreguem bons resultados no médio e longo prazo.
Além do MFII11, a gestora possui o Mérito Fundos e Ações Imobiliárias (MFAI11), que investe em ativos listados na bolsa, o Mérito Recebíveis Imobiliários (MFCR11), voltado para o mercado de CRIs e, por fim, o Mérito Cemitérios (MCEM11), que possui cemitérios em seu portfólio.
Alexandre Despontin, CEO da Mérito, esteve nos estúdios do Money Times para conversar com a equipe para o Money Minds, programa no YouTube do portal, sobre as estratégias adotadas pela gestora e demais empresas do grupo nesta primeira metade do ano e o que esperam para os próximos meses.