Empiricus Research

Fundos Imobiliários: Analista que alertou riscos do Mérito indica 3 para comprar agora

19 jul 2018, 19:32 - atualizado em 19 jul 2018, 21:16

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O calmo mercado de fundos imobiliários sofreu um chacoalhão nesta semana com a suspensão do fundo Mérito pela CVM. O xerife do mercado identificou que a gestora atuava como uma  pirâmide financeira e com indícios de fraude, considerando que os rendimentos distribuídos não refletiam o resultado financeiro da gestão da carteira.

A decisão surpreendeu a muitos, mas não a todos. O analista Daniel Malheiros da Empiricus Research, após muitos questionamentos de seus clientes, foi analisar o fundo porém chegou a conclusão de que “coisas estranhas” aconteciam ali: um dividendo constante e crescente em um fundo com uma atuação muito próxima de uma incorporadora.

Isso acontece porque este fundo comprava participações em projetos que investiam em terrenos, obras em andamento e estoques prontos. O fundo, de tempo em tempo, fazia uma emissão de cotas e comprava novos projetos. Além disso, segundo a CVM, o valor obtido a título de taxa de ingresso era reconhecido como receita, viabilizando o pagamento de rendimentos em patamar elevado.

Entre os ativos do fundo estava, até o começo do ano passado, um cemitério em Sabará, Minas Gerais, avaliado em R$ 5,8 milhões, que saiu da carteira no balanço do começo deste ano. O fundo tem 8 mil cotistas e 20 empreendimentos. A pedido do Money Times, Malheiros listou três dos seus fundos imobiliários favoritos:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O primeiro é o ABCP11 – Grand Plaza Shopping – Ele explica que este é um shopping grande e o mais representativo de Santo André. “É dominante e com vacância baixíssima. O resultado vem crescendo operacionalmente nos últimos anos. Ele passou bem pela crise, mesmo depois da expansão em 2013”, destaca. É também um ativo que estava muito descontado relativamente e cuja a liquidez aumentou bem no final do ano passado.

Outro indicado é o VISC11 – Vinci Shopping Center. O analista explica que este é um fundo administrado pela Vinci Partners e com um gestor bastante reconhecido no mercado. “Ele fez uma captação de R$ 500 milhões recentemente e vai conseguir negociar shoppings em um patamar atrativo. E, na medida que fizer desinvestimentos, vai aumentar o yield. São ativos maduros e com baixa vacância, como o Ilha Plaza”,diz.

O Kinea Rendimentos Imobiliários FII (KNCR11) é também ressaltado por ser um fundo muito bom para ficar exposto ao CDI e com possibilidade de alta. “Ele é bom para passar por turbulência e o que tem mais liquidez. Ele investe em mais de 10 tipos de CRI’s, com colaterais de excelência. Todo mês cai dinheiro na conta”, ressalta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Fundador do Money Times | Editor
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin
Fundador do Money Times. Antes, foi repórter de O Financista, Editor e colunista de Exame.com, repórter do Brasil Econômico, Invest News e InfoMoney.
Twitter Linkedin

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar