Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Fundos imobiliários: cenário desafiador não tira descontos de até 90%; veja quais ter, segundo o Inter

28/09/2021 - 11:55
São Paulo Imóveis
A corretora afirma que o retorno real esperado em alguns casos, chega a 9% e a correção pela inflação deve vir gradualmente (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

Os fundos imobiliários, principalmente o de tijolos, mais uma vez caíram em setembro, refletindo a alta nas taxas de juros de mercado e a menor expectativa de crescimento econômico nos próximos meses. No ano, o Ifix acumula queda de 5%.

Segundo o Inter Research, o prêmio de juros maior no mercado, devido a maior aversão a risco, tem causado impacto negativo nas cotas dos fundos e alguns setores ainda sofrem com vacância e a lenta recomposição dos aluguéis.

“No curto prazo, não prevemos redução significativa das taxas de juros de mercado, dadas as incertezas no cenário político e fiscal, entretanto, os FIIs de tijolo negociam hoje com descontos significativos, que variam entre 75% e 90% em relação ao valor patrimonial”, argumenta.

A corretora afirma que o retorno real esperado em alguns casos, chega a 9% e a correção pela inflação deve vir gradualmente à medida que os contratos são renovados com a retomada dos setores mais afetados pela crise.

“Lembramos que a volatilidade é inerente ao mercado de FIIs e o investidor deve manter um horizonte de investimento mais longo para a alocação que consideramos estratégica nessa classe de ativos”, aponta.

Para a carteira de setembro, o Inter manteve o mesmo portfólio, com os shoppings e os fundos de lajes negociando com descontos significativos. 

“Mas a perspectiva de recuperação permanece na medida que a mobilidade volta aos padrões normais e as atividades de serviços e varejo são retomadas”, argumenta.

O destaque negativo nos últimos dois meses foi a performance dos fundos de fundos, que acumula queda de 17% em média no ano e negociam entre 85% e 90% do valor patrimonial, que é o valor das cotas de fundos que compõem a carteira, argumenta. 

Já os FIIs de recebíveis continuam tendo uma performance relativamente melhor, porém, o KNIP11 tem realização no mês e volta a ser negociado próximo de 100% do valor patrimonial.

Veja o portfólio:

Fundo Imobiliário Ticker
Kinea Índice de Preços FII KNIP11
CSHG Real Estate FII HGRE11
Hedge Brasil Shopping FII HGBS11
Vinci Shopping Centers FII VISC11
Log CP INTER FII LGCP11
Hedge Top FOFII 3 HFOF11
RBR Alpha Fundo de Fundos  RBRF11
RBR Rendimento High Grade RBRF11

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Renan Dantas - 28/09/2021 - 11:55

Cotações Crypto
Pela Web