Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Fundos imobiliários: gestores apontam qual segmento tem melhores perspectivas de retorno para 2021

13/12/2020 - 16:26
Para os gestores, a entrada de novos investidores pessoas físicas será um dos propulsores do setor de fundos imobiliários no ano que vem (Imagem: Unsplash/@serjosoza)

Os gestores de fundos imobiliários elegeram os fundos de recebíveis como o segmento do setor com as melhores perspectivas de retorno em 2021. Na pesquisa de dezembro da XP Investimentos sobre o mercado de FIIs, 23,2% dos entrevistados afirmaram que os fundos continuarão aproveitando o cenário de taxa de juros baixa.

Os gestores também mencionaram fundos de fundos, lajes corporativas e shopping centers como segmentos rentáveis para o próximo ano, cada um representando 14,3% das respostas.

Propulsores e riscos

Para os gestores, a entrada de novos investidores pessoas físicas será um dos propulsores do setor no ano que vem. 36,3% dos entrevistados justificaram o aumento de investimentos por pessoas físicas como um dos principais fatores para o aquecimento do mercado em 2021.

Outro fator que pode impulsionar os fundos imobiliários é, de acordo com 33,3% dos gestores entrevistados, a entrada de novos investidores institucionais.

“Mesmo após um ano com recordes de 1 milhão de investidores pessoas físicas e aumento gradual de investidores institucionais, a entrada de novos investidores traz uma maior liquidez para estes ativos e mostra maior interesse dos mesmos”, comentou a XP.

O aumento da taxa de juros e a falta de avanço das reformas fiscais são vistos como os principais pontos negativos para os FIIs (Imagem: Unsplash/@guimadaleno)

Quanto aos riscos, o aumento da taxa de juros e a falta de avanço das reformas fiscais são vistos como os principais pontos negativos para os FIIs. Cada categoria registrou 28,5% das respostas.

A perspectiva de crescimento econômico abaixo do esperado também é um risco reconhecido por uma parcela considerável de gestores, tendo 20% deles citado o cenário.

Novos fundos

A XP destacou que, com o crescimento da indústria, fundos de novas categorias ganharão cada vez mais espaço ao longo do próximo ano.

Para 29% dos gestores, os ativos de desenvolvimento residencial têm bom potencial de crescimento.

“Em 2020, mesmo com cenário de pandemia, o segmento residencial teve uma boa performance”, afirmou a corretora. “A projeção para esse ano era de recorde e, dado o cenário, projeta-se que 2021 seja um bom ano para esse segmento”.

Os fundos de renda residencial e agrícolas também devem se destacar no ano que vem.

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 13/12/2020 - 16:26