ImóvelTimes

Fundos imobiliários: Um dos mais indicados no ano perde prestígio; veja os 7 favoritos para dezembro

08 dez 2023, 17:12 - atualizado em 08 dez 2023, 17:16
fundos imobiliários fiis imóveis carteira recomendada
Fundo imobiliário de logística é o mais recomendado pelo terceiro mês seguido; crédito e shoppings seguem em alta (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

Os fundos imobiliários do segmento de logística continuam em alta e, pelo quinto mês seguido, são os preferidos de analistas e bancos, segundo 16 carteiras recomendadas avaliadas pelo Money Times.

Além de fechar 2023, dezembro deverá marcar a quarta queda consecutiva da taxa básica de juros (Selic), de 0,50 ponto percentual, provavelmente para 11,75% ao ano.

Diante disso, para o último mês do ano e de ajustes no portfólio de investimentos, o BTG Pactual Logística (BTLG11) foi o FII mais recomendado por bancos e casas de análises, pelo terceiro mês seguido.

Desta forma, o BTLG11 teve por mais um mês dez indicações, entre as instituições consultadas para o levantamento realizado pelo Money Times. 

Fundo imobiliário é triple AAA e tem grande exposição à SP

O Santander é um dos bancos que tem o fundo em sua carteira recomendada.

Segundo o analista de fundos imobiliários Flávio Pires, o BTLG11 é um dos recomendados por ter 41% da receita no raio de 30 quilômetros de São Paulo e 90% dos contratos de locação começando a vencer após 2025.

“Além disso, conta com uma gestão ativa do portfólio, realizando compras de bons imóveis, incorporações, vendas e locações que têm contribuído para gerar valor para os cotistas”, diz.

Ele acrescenta que o FII tem portfólio diversificado, no qual 22 ativos logísticos têm características triple A, com destaque para galpões localizados na grande São Paulo e no interior do estado.

Crédito e shoppings entre os indicados, mas carteira tem surpresa

Entre as carteiras analisadas pelo Money Times, a grande surpresa foi a queda nas indicações do fundo imobiliário Bresco Logística (BRCO11).

Em 2022, o BRCO11 foi por meses o mais indicado nas carteiras e estava entre os mais recomendados por analistas nos últimos meses. Contudo, ele apareceu em apenas cinco carteiras.

“Colocamos lucro no bolso referente a posição em BRCO11. Retiramos o FII por apresentar maior risco depois do aumento recente da taxa de vacância. Sendo assim, tem potencial perda de quase 20% em renda recorrente aos cotistas”, diz a equipe da Guide Investimentos, ao retirar o fundo de sua carteira recomendada para este mês.

Os analistas da casa de análises acrescentam que o preço de cota do BRCO11 no mercado secundário está próximo ao topo histórico.

Carteira mais enxuta

Outra observação é que poucos fundos imobiliários tiveram mais de sete indicações de bancos e casas de análises.

Com isso, a maioria dos FIIs teve quatro indicações, mostrando que analistas estão ajustando suas carteiras pensando no cenário de inflação em 2024, taxa de juros, além dos desafios de cada fundo imobiliário.

De todo modo, os queridinhos de dezembro seguem sendo os mesmos do mês passado e de meses anteriores, como o RBR Rendimento High Grade (RBRR11) e o XP Malls (XPML11). Cada um deles teve oito recomendações.

Os fundos imobiliários favoritos para dezembro

Fundo Ticker Indicações
BTG Pactual Logística BTLG11 10
RBR Rendimento High Grade RBRR11 8
XP Malls XPML11 8
Kinea Rendimentos Imobiliários KNCR11 7
CSHG Renda Urbana HGRU11 7
VBI Prime Properties PVBI11 7
RBR Alpha Multiestratégia Real Estate RBRF11 7

Levantamento

O levantamento do Money Times foi realizado com base em informações de carteiras recomendadas de fundos imobiliários divulgadas por 16 instituições.

Participaram do levantamento Ativa Investimentos, BB Investimentos, BTG PactualEmpiricus Research, Genial InvestimentosGuide InvestimentosInter ResearchItaú BBAMirae Asset, Órama Investimentos, PagBankRB Investimentos, SantanderTerra InvestimentosWarren XP.

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
Linkedin