AgroTimes

Furacão Ian ameaça produção de laranja da Flórida antes da colheita

28 set 2022, 11:31 - atualizado em 28 set 2022, 11:31
Furacão
Na manhã desta quarta, o furacão apresentava ventos de até 220 km/h (Imagem: REUTERS/Marco Bello)

O Furacão Ian, que já é classificado como Categoria 5, o pior tipo de furacão, que leva a destruição e morte em seu rastro, pode representar um grande risco para os produtores de citros da Flórida, que normalmente começam suas colheitas em outubro, com perda de folhagens e frutos e árvores derrubadas, de acordo com um guia de preparação para furacões elaborado pelo Instituto de Alimento e Ciências da Agricultura da Universidade da Flórida (UF/IFAS, na sigla em inglês).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na manhã desta quarta, o furacão apresentava ventos de até 220 km/h, localizado a cerca de 120 quilômetros de Naples, na Flórida, informou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC, na sigla em inglês).

A expectativa é de que ele chegue em terra firme na região sul da área da Baía de Tampa, mas que provoque efeitos generalizados, com ventos fortes e tempestades.

A previsão é de que o trecho de maior impacto esteja entre Naples e Sarasota.

“Haverá inundações catastróficas e tempestades com risco de vida na região da Costa do Golfo”, disse na terça-feira o governador, Ron DeSantis. Segundo funcionários da Casa Branca, o presidente dos EUA, Joe Biden, conversou com o governador, além de três prefeitos da Flórida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os cítricos, incluindo laranjas e toranjas, são cultivados em toda a Flórida, e a maioria dos pomares está localizada nos dois terços do sul do Estado. O alerta de furacão ontem cobriu a área da Baía de Tampa e se estendeu ao sul de Fort Myers até Everglades.

O Departamento de Citrus da Flórida disse que está trabalhando para proteger propriedades e garantir a segurança dos trabalhadores antes da chegada do Ian, prevista para ainda nesta quarta.

“Embora seja difícil determinar o impacto esperado, o Departamento de Citrus da Flórida está monitorando de perto o desenrolar e permanece em contato com autoridades estaduais e federais”, disse a diretora executiva do departamento de citros do Estado, Shannon Shepp. “Importante lembrar que a indústria resistiu a séculos de furacões e que os citricultores da Flórida são resilientes.”

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Editoria do Money Times traz tudo o que é mais importante para o setor de forma 100% gratuita

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar